Definitivamente a LGPD veio para ficar

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Definitivamente a LGPD veio para ficar

Os desafios de muitas empresas que agem por conta na hora da adequação, é a perda do controle das planilhas e arquivos de texto

  • Apenas 16% das empresas brasileiras passaram pelo processo de uma adequação à lei

    Apenas 16% das empresas brasileiras passaram pelo processo de uma adequação à lei

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29 de abril de 2022 - 0h00

Não são poucas as mudanças e ajustes que a LGPD trouxe à operação e rotinas das empresas. Diariamente nos deparamos com os inúmeros contratos revistos, políticas sendo atualizadas, termos de consentimento e avisos de cookies espalhados pelo mercado, seja no online ou offline, entre outras. É certo, a Lei Geral de Proteção de Dados veio para ficar!

Independente de tamanho, as empresas, em suas iniciativas diárias, acabam se defrontando com as diretrizes da lei, na maneira como lidam com os dados pessoais.

O segredo do equilíbrio do mercado é sempre se adaptar!

A linha do tempo da jurisprudência tornou-se o caminho mais adequado para direcionar as auditorias e fortalecer as decisões estratégicas da gestão.

Apenas 16% das empresas brasileiras passaram pelo processo de uma adequação à lei, abrindo brechas para sanções mais duras tanto do mercado quanto jurídicas, ainda que já existam soluções e estruturas prontas para evitar esse tipo de problema.

No estado de São Paulo, uma distribuidora foi condenada e multada por uso inadequado dos dados de seus clientes. O caso ganhou relevância pelo fato de que a empresa utilizava-se com frequência de estratégias de divulgação de promoções, através de aplicativos de mensagem.

O compliance bem construído é fundamental para assegurar a efetividade dos processos e estratégia nesses casos. Onde a cadeia de ações, de uma empresa além de passar por todas as formas de operação, deve atender as necessidades jurídicas previstas na lei.

Nesse processo de atender as necessidades da lei, ferramentas como a AdOpt e a LGPDNOW, entre outras, construíram uma abordagem mais madura e definitiva, que são capazes de atender todos os aspectos necessários a essa nova etapa.

As autoridades de proteção de dados já apresentaram direcionamentos e estudos onde a adequação à LGPD e, em breve o ESG, serão indispensáveis para o funcionamento de todas as empresas.

Mas, como então incorporar de maneira definitiva aqueles primeiros processos de uma nova lei, para uma rotina sadia e produtiva, que construa valor aos seus processos e, sobretudo, aos consumidores finais?

Plataformas e rotinas bem definidas

Os desafios de muitas empresas que buscam agir de maneira independente na hora de fazer sua adequação, é a perda do controle através do uso de planilhas e arquivos de texto.

Esses dados, conhecidos como não estruturados, muitas vezes são esquecidos, copiados e colados em vários lugares, além de compartilhados de maneira indevida, sendo enquadradas pela lei como compartilhamento indevido de dados. Podendo sofrer sanções por este comportamento.

Para evitar esse tipo de problema a plataforma LGPDNOW possui padrões e rotinas diárias, com mais de 250 projetos de adequação e 5.000 bases de dados integradas aos seus controles. Além disso, possui também um programa de formação, o E-Now (Certificação na LGPDNOW) e um módulo gratuito por 30 dias que faz uma Simulação da Auditoria da LGPD, apontando riscos e vulnerabilidades que uma auditoria da ANPD poderia encontrar em um negócio.

Além da plataforma de governança com 20 módulos, conta também com 30 parceiros jurídicos. Em seu portfólio de clientes possuem empresas como: Britânia, Flamengo, Raízen, Sicoob, Zelo, Diagnósticos do Brasil, Randon, entre inúmeros outros.

O big-data e o volume de dados muitas vezes podem extrapolar as capacidades de controle de qualquer empresa. Estudo realizado pela Seed Scientific mostrou que apenas 23% das empresas brasileiras estão se preparando e serão capazes de lidar com a expansão do IoT (internet das coisas, em inglês).

Aqui entra a AdOpt com sua tecnologia de Gestão de Cookies e Consentimentos, que administra mais de 150 milhões de requisições de pessoas por mês. Somente nos últimos dois anos, mais de 20 mil sites utilizam sua ferramenta e aviso de cookies, 24 horas por dia. Muitos são os empresários e encarregados de dados que usam a tecnologia da AdOpt para facilitar seus controles e processos internos.

Empresas como Folha de São Paulo, Canon, New Balance, GoPro, Eletrobrás, Bacio di Latte, e diversas agências como Stamina, Molla, Escale, COMCMS, entre muitas outras, dos mais diversos segmentos e mercados, fazem uso da tecnologia da AdOpt para automatizar processos, sem perder o controle.

A LGPD não precisa ser uma caixa preta

A lei já não é mais novidade, nem uma caixa preta. Seus impactos e consequências são cada vez mais mensuráveis e é notável o quanto diariamente novos desafios aparecem na rotina das empresas.

Sejam ataques a sistemas, vazamento de bancos de dados, disparos de campanhas de marketing sem consentimento, o risco de uma infração permanece. Mas, não da mesma maneira. Não com tanta tecnologia e experiência à disposição.

A parceria entre as plataformas vem para ajudar a todos os empresários que entendem como ninguém seus processos e limitações, e que sabem que o online e o offline não podem andar separados. Que precisam da consultoria minuciosa desde o básico e treinamentos sobre a LGPD, mas, apostam também na escala da tecnologia para dar mais agilidade e perpetuidade aos processos.

A LGPD sempre será um dilema para quem não a entende, não a domina. Não precisa ser assim. Sempre nos adaptamos, sempre avançamos!

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