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Evolução traçada

Novos players e pluralidade de formatos e possibilidades ampliam as oportunidades de projetos diferenciados no ambiente da publicidade digital brasileira


19 de outubro de 2020 - 16h58

O ecossistema de publicidade digital não para de evoluir. Se as métricas e possibilidades, em um passado não muito distante, se limitavam a formatos como o tradicional banner ou a métricas como CPM, CPC e CPA, hoje, esse universo é diverso, amplo e vem recebendo cada vez mais players. O surgimento de novas plataformas e formatos, além de cada vez mais players investindo na criação de seus próprios ecossistemas, entre eles Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre e outros, criam ainda mais oportunidades para as marcas. Na mesma medida que essa complexidade traz oportunidades, ela também reforça a necessidade de parcerias de negócios.

E é neste contexto que a Kenshoo, plataforma de publicidade digital criada no ano de 2006, em Israel, determina seu projeto de expansão para o Brasil. “Entendemos que nosso mercado tem uma evolução e inovação extremamente acelerada, e tratamos o tema de educação para nosso time, clientes e mercado de uma forma bastante estruturada”, explica Fabrício Cardoso, LATAM Managing Director da Kenshoo. Segundo Cardoso, buscar o entendimento dos objetivos de negócio dos clientes além dos KPIs específicos de uma campanha é premissa básica.

Sandy Shanman, Global Chief of Revenue Officer (CRO) na Kenshoo, destaca a importância da região para a empresa. “LATAM é uma prioridade estratégica para nós, e nosso escritório principal para a região está no Brasil. Temos expandido nossa equipe, bem como nossas ofertas no mercado para permitir que marcas e agências alavanquem insights em publicidade”, diz Sandy.

Compreensão da Jornada

Ligia Mitestaines de Brito, especialista de
marketing digital na Cruzeiro do Sul Educacional

Atendida pela agência FCB, a Cruzeiro do Sul Educacional vem investindo na otimização de seus investimentos em mídia digital, especificamente na melhoria da performance de campanhas no Facebook Ads. Para isso, o grupo conta com a Kenshoo para identificar possibilidades de maior eficiência no investimento, além de trazer o olhar consultivo para a jornada dos consumidores. Ligia Mitestaines de Brito, especialista de marketing digital na Cruzeiro do Sul Educacional, explica que, para um cliente, o mais importante nas relações comerciais atualmente é ter um parceiro que ajude a criar estratégias e alavancar resultados através da análise de dados. “É fundamental entender a jornada do cliente antes que ele entre, de fato, em nosso CRM. O maior desafio neste contexto é desenvolver uma jornada de topo, meio, fundo de funil e remarketing nas campanhas de mídia e manter uma conversa coesa com os interessados.”

Self-service e managed service
Adalberto Braga, LATAM Customer Success Lead na Kenshoo, explica que a empresa divide sua atuação em dois tipos de serviços: self-service e managed services. “Com o time que gerencia clientes self-service, há um foco maior em capacitação, sugestões de estratégias e empoderamento dos nossos clientes para ter o melhor retorno possível da nossa tecnologia. Esse time é bastante sênior, com uma carteira de clientes divididas por tamanho, e focado no entendimento e acompanhamento de perto das necessidades de cada conta. Já o time de managed services tem um papel ativo na gestão das campanhas e mais responsabilidade sobre o resultado dos clientes”.

A decisão sobre qual modelo aderir vai de acordo com o momento em que se encontra um cliente, independentemente de indústria, tamanho ou complexidade. “Seja de maneira mais ativa ou mais consultiva. Em ambas as possibilidades, nosso objetivo também está em ampliar a visão estratégica de todo time do nossos clientes, do analista ao CMO, entregando não só sugestões táticas, mas também funcionando como uma central de referências do que tem acontecido de mais inovador no mercado.” Como exemplo, Braga menciona a solução desenvolvida especificamente para a Serasa Experian que permite prover audiências específicas baseadas em renda, comportamento ou propensão ao crédito.

A chegada da Amazon Ads ao Brasil trará novas possibilidades no ecossistema de publicidade digital

Pedro Diogo, Estrategista de Negócios para LATAM da Kenshoo, ressalta que o produto em si já é altamente customizado. “Na América Latina, temos percebido dois caminhos diferentes nos dois mercados em que atuamos com mais força: México e Brasil. No primeiro, temos o Kenshoo E-commerce, que dá suporte avançado para veiculação de anúncios dentro do marketplace da Amazon e que, a cada dia ganha mais força. Conforme a própria Amazon vai ganhando relevância na publicidade, nossa ferramenta traz dados e ações avançadas dentre aquelas que o próprio canal oferece”, explica.

A estimativa da Kenshoo é de que, no Brasil, o movimento mexicano se repita com a chegada dos Amazon Ads, principalmente em 2021. “Hoje, ainda assim, nossos produtos com maior uso no Brasil continuam sendo Kenshoo Search & Social, que dão suporte na criação, gerenciamento e otimização de performance de campanhas em Google, Bing, Facebook e Instagram, por conta da série de funcionalidades que vão além em ganho de tempo, análise e inteligência, mas principalmente por conta das possibilidades de conexão com ferramentas e dados de negócios externos de nossos clientes, que hoje estão fora do ambiente das plataformas nativas de otimização”, afirma.

“A Amazon Ads traz mais uma opção de jornada”

Com o objetivo de acelerar o crescimento no Brasil e região, em janeiro deste ano, a Kenshoo nomeou Fabrício Cardoso, como managing director
para América Latina. À frente de serviços especializados, gestão de vendas, suporte ao cliente e marketing, ele afirma que a chegada
da Amazon Ads amplia as oportunidades de conexão e compreensão do consumidor

O que muda com a chegada da Amazon Ads ao Brasil?
A chegada de um player global, com essa relevância, trará muitos fatores positivos para a publicidade digital no Brasil. Ter mais uma opção de canal para trabalhar a jornada e funil de conversão permite as empresas de bens de consumo se conectarem e entenderem com mais profundidade o comportamento de seus compradores, além, claro, do movimento de outras empresas neste sentido como Mercado Livre, Magalu e Via Varejo.

Quais os principais objetivos da Kenshoo para o mercado nacional?
Temos os KPIs tradicionais como Satisfação de Clientes, Receita, Vendas, Margem e Churn. Mas, principalmente o objetivo de trazer grandes marcas e agências para nossas soluções e trazer inovação para o ecossistema de publicidade digital. Quando se analisa o caminho que traçamos, de evolução para os nossos produtos, está muito claro como o uso de dados para geração de inteligência e melhorias em diferentes aspectos do plano de mídia estão no centro de tudo que estamos construindo.

Qual a importância de construir parcerias de negócios nesse ecossistema de publicidade digital?
Esse é um dos pilares fundamentais da Kenshoo no mundo e no Brasil. Temos grandes parcerias com Facebook, Google, Amazon, Microsoft e outros grandes players do mercado. Localmente, se conectar com entidades, líderes e veículos é estratégico para posicionar a Kenshoo com os stakeholders mais relevantes.

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