Instagram: 4 dicas de boas legendas para elevar o engajamento

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Instagram: 4 dicas de boas legendas para elevar o engajamento

Engajamento é, basicamente, o envolvimento e interação do usuário com a marca. E não vá imaginando que o engajamento é medido apenas pelo número de seguidores da conta no Instagram. É muito mais do que isso!


30 de agosto de 2017 - 6h36

Por Rafael Kiso (*)

Você sabe o quanto uma legenda para Instagram pode contribuir para o engajamento de seus seguidores? A rede social chegou timidamente em 2010, mas já atingiu a marca de 700 milhões de usuários ativos. No correr desses anos, as legendas passaram a ter um papel significativo.

É claro que com tanto sucesso, as marcas e organizações começaram a olhar a ferramenta com mais atenção e a perceber que a plataforma poderia ser utilizada como um meio poderoso de divulgação dos seus produtos e serviços.

Por causa disso, os profissionais da área de marketing ficaram incumbidos de estarem sempre atentos às novidades e formas de usar o Instagram da melhor maneira, para esse fim.

O problema é que quando pensamos no Instagram, logo vem aquela ideia de que é a rede social perfeita para quem quer comunicar-se somente através de imagens, certo? E não é bem assim!

Por ser um app focado na estética de fotografias, muita gente acaba dando uma importância secundária para o texto e o pobre coitado acaba não recebendo a atenção que merece.

Para ter resultados positivos, é necessário que se tenha o famoso engajamento dos usuários e, para que isso ocorra, é preciso que se dê uma atenção especial também aos textos.

Por isso, o Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, separou algumas dicas simples, mas muito valiosas. Elas vão ajudar na hora de fazer as legendas no Instagram e, consequentemente, ajudarão a aumentar o engajamento também, é claro!

Entenda o que é engajamento

Apesar de ser um tema bem comum em tempos de marketing de digital, muita gente não entende exatamente o que quer dizer e sua real importância.

O engajamento é, basicamente, o envolvimento e interação do usuário com a marca. E não vá imaginando que o engajamento é medido apenas pelo número de seguidores da conta no Instagram.

É muito mais do que isso! As curtidas, comentários e compartilhamentos das publicações também são uma forma de engajamento do internauta. E pasmem: são até mais importantes do que o número de pessoas que seguem o perfil de uma marca.

Essa interação precisa daquele usuário que não apenas visualizou o conteúdo, mas também se interessou e está participando de alguma forma, sobre o que foi publicado pela empresa.

É o engajamento que viraliza os conteúdos, fazendo com que uma marca ganhe espaço. É através dele que são disseminadas opiniões de quem já experimentou um produto ou serviço, atraindo mais clientes.

A questão é, como criar engajamento? E é aí que vem a importância do conteúdo. Um conteúdo de qualidade envolve assuntos instigantes e interessantes, com informações úteis e uma linguagem próxima ao seu público.

E, convenhamos, não dá para falar tudo o que queremos com simples imagens, por mais bonitas e atrativas que elas sejam.

Entende a importância do texto nos posts do Instagram? Ele vem como um ingrediente essencial para atrair, informar e complementar o que uma imagem quer passar.

Conseguiu entender o que é engajamento e a sua importância? Agora resta saber como esses textos devem ser feitos, não é mesmo?

Para isso, nos próximos tópicos o Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, separou dicas que darão um norte, na busca pelas legendas perfeitas do Instagram.

Não vá com sede ao pote

Para começar, você deve saber que, para facilitar a leitura de quem vai ler sua postagem, você deve restringir sua legenda a uma média de 138 caracteres.

Depois disso, o Instagram insere o botão de “ler mais” e é aí que você perde boas oportunidades de contar sua história.

Essa é a hora de usar sua habilidade de resumir um assunto de maneira interessante e gostosa de ler. Caso não dê para resumir tanto, tente ao menos fazer com que o início da sua legenda seja cativante, de maneira que o cliente seja atraído para ler o restante.

– Use a legenda a seu favor

Uma foto fala muito, mas, sem um contexto, ela fica aberta a interpretações que, muitas vezes, não são as que você procura na hora de produzir conteúdo para um cliente, por exemplo.

Use a legenda a seu favor: insira a imagem em um ambiente, conte o que ela representa e ajude o seu seguidor a absorver aquele recado da maneira que sua marca precisa ou quer.

Instagram é o lugar para fazer bons negócios, sim!

– Use os emojis 🙂

Eles não são só bonitinhos, não. Emojis já fazem parte da comunicação entre as pessoas e se expressar através deles se tornou muito natural.

A dica é usá-los com moderação e sempre pensando na mensagem que vão passar. Observe se aquele emoji realmente condiz com o perfil do público e se também é de fácil entendimento.

Abusar de combinações ou usar símbolos pouco claros pode segmentar sua publicação a um número pequeno de usuários. Se essa for a sua estratégia para o cliente, tudo bem.

– Esteja atento à formatação

Leve sua legenda para um outro patamar, mostrando cuidado com a formatação. Esse detalhe faz diferença na hora da leitura dinâmica e garante que o usuário leia a mensagem até o fim.

A melhor maneira de fazer isso, já que digitar e editar textos no smartphone é horrível, é usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais.

(*) Rafael Kiso é fundador da mLabs.

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