Mobile Travel Report 2018 do KAYAK aponta tendências do setor de viagens

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Mobile Travel Report 2018 do KAYAK aponta tendências do setor de viagens

Buscar
Publicidade

Notícias

Mobile Travel Report 2018 do KAYAK aponta tendências do setor de viagens

Destinos internacionais voltam a ganhar espaço entre os brasileiros. Estudo traça perfil dos viajantes do País.


3 de abril de 2018 - 7h17

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o KAYAK, maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo, analisou todas as buscas feitas no site e nos aplicativos da plataforma para apresentar o Mobile Travel Report 2018, um estudo sobre o comportamento digital dos viajantes brasileiros no ano que passou. Confira os oito principais achados:

 

  1. Destinos mais populares – São Paulo lidera e Paris e Lisboa são destaques

 

Os brasileiros estão viajando mais para o exterior. Após uma queda em anos anteriores, o número de cidades estrangeiras no top 10 de todas as plataformas aumentou. Os destaques foram Lisboa e Paris, que vêm desbancando tradicionais favoritos dos brasileiros, como Miami e Orlando. Capitais do nosso litoral, como Salvador, Fortaleza e Recife, também marcam presença.

 

 

  1. Classes tarifárias mais populares – econômica cresce

O preço continua sendo uma variável determinante. Em 2017 a classe econômica registrou aumento no percentual de buscas em todas as plataformas, variando de 94% (em tablets) a 98,4% (no Android) do total de buscas.

 

  1. Categorias de hotéis mais buscadas – 3 ou mais estrelas lideram

Ao escolher um lugar para descansar o conforto é mais importante do que o preço: a maior parte das buscas é feita para hotéis de 3 ou mais estrelas. A busca por hotéis de luxo (de 5 estrelas) aumentou em todas as plataformas. No Android, os de 3 estrelas lideram o ranking, concentrando 31% das buscas, ao passo que em iPhone e tablet lideram os de 4 estrelas, com 33% e 32% das buscas respectivamente.

 

  1. Destinos premium – Malé e cidades australianas são destaque

O desktop continua sendo a plataforma preferida pelos que procuram destinos “premium” – lugares mais distantes, cujas passagens são mais caras. Malé, capital das Ilhas Maldivas, é a opção principal para estes usuários. Muitas cidades da Austrália também figuram entre os destinos premium de cada uma das plataformas, como Melbourne, Perth, Sydney e Brisbane.

 

  1. Tempo médio de busca – somos rápidos para pesquisar

Os brasileiros continuam bastante rápidos na pesquisa de suas ofertas – sejam elas de passagem aérea, hotel ou aluguel de carros. O tempo médio de pesquisa para aluguel de um veículo no KAYAK é de apenas 2 minutos, contra 3 minutos para hotéis e 4 para passagens aéreas.

 

  1. Dias e horários de busca – domingo e segunda-feira são os favoritos

Para os usuários de desktop, o dia da semana de maior pico é a segunda-feira, e o horário, por volta das 10h da manhã – o que sugere que os brasileiros reservam o começo de sua semana útil para sonhar com a próxima viagem. Para usuários mobile, domingo é o dia preferido e o horário de pico é por volta das 20h.

 

  1. Tempo de antecedência – usuários de Android se planejam mais

A antecedência da reserva varia bastante de uma plataforma para a outra. Usuários de Android se planejam mais, com uma antecedência média de 44 dias para reserva de passagem aérea, hotel e aluguel de carro. Em desktop a média cai para 40 dias e, em iPhone, para 31. A média brasileira, somadas todas as plataformas, é de 38 dias.

 

  1. Duração da viagem – preferência por viagens mais curtas

Viagens curtas são as mais buscadas em todas as plataformas – entre 3 dias e uma semana. “Em 2018, devemos assistir a um reforço desta tendência por conta do grande volume de feriados emendados, que levam parte dos brasileiros a pulverizar seu orçamento em várias viagens menores, ao invés de guardá-lo todo para uma viagem mais longa”, afirma Eduardo Fleury, country manager do KAYAK no Brasil.

 

Confira maiores detalhes e um raio-X do perfil dos viajantes brasileiros em cada plataforma no relatório completo.

 

Metodologia:

Os dados do MTR 2018 baseiam-se na análise das buscas por hotéis, voos de ida e volta e aluguéis de carros feitas entre janeiro e dezembro de 2017 nos aplicativos móveis para iOS e Android e no site do KAYAK, para datas de viagem de janeiro a dezembro de 2017. Dicas fornecidas por especialistas do KAYAK. Os comportamentos e tendências dos consumidores são baseados em buscas e cliques de voos e hotéis feitos no KAYAK.com.br para viagens em 2017. Todos os gastos mencionados são baseados nos cliques feitos pelos usuários nas buscas, e não nos valores reais de reservas.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também