Engajamento é fundamental para o sucesso das campanhas de e-mail marketing

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Engajamento é fundamental para o sucesso das campanhas de e-mail marketing

Buscar
Publicidade

Notícias

Engajamento é fundamental para o sucesso das campanhas de e-mail marketing

Terceira edição do levantamento e análise anual da companhia mapeia métricas que afetam a capacidade de entrega das mensagens


5 de abril de 2018 - 7h35

Pelo terceiro ano consecutivo, a Return Path, provedora global de soluções de dados, lançou o relatório As métricas ocultas da entregabilidade de e-mails (Link em inglês: https://returnpath.com/pt-br/downloads/2018-hidden-metrics-email-deliverability/), produzido com base no comportamento de clientes diante de mensagens comerciais. O estudo apresenta taxas de sete métricas de e-mail marketing: entrega em pasta de spam; leitura; exclusão sem leitura; resposta; encaminhamento; reclamação; e marcação como “não é spam”. “Juntas, essas ações dizem muito sobre o engajamento de clientes e auxilia os profissionais de e-mail marketing a definir e redefinir estratégias de  campanha”, ressalta Rafael Viana, Estrategista de Email Senior da Return Path.

 

Métricas Globais do E-mail Marketing (fonte: Return Path)

Ação Taxa de 2015 Taxa de 2016 Taxa de 2017
Entrega em pasta de spam 12% 12,5% 13,5%
Leitura 14% 22,2% 21,5%
Exclusão antes da leitura 9% 12,5% 11,9%
Resposta 0,05% 0,13% 0,11%
Encaminhamento 0,02% 0,03% 0,02%
Reclamação 0,18% 0,19% 0,17%
“Não é spam” 0,03% 1,04% 1,77%

 

“Nos últimos anos, os sinais de engajamento dos assinantes tornaram-se um fator crítico na filtragem de e-mails indesejados, principalmente por parte de grandes provedores, como Microsoft, Google e Yahoo!. Constantemente, esses provedores têm buscado melhorar a experiência do cliente e refinar sua capacidade de entregar apenas mensagens desejadas na caixa de entrada dessas pessoas”, diz Tom Sather, diretor sênior de pesquisa da Return Path. “Os dados de engajamento também fornecem insights interessantes para que profissionais de marketing melhorem o relacionamento com os clientes, aumentando as chances de conversão das campanhas. Infelizmente, muitas marcas se dividem entre as que não acompanham essas métricas e as que simplesmente nem sabem que elas estão disponíveis”, completa Sather.

 

A seguir estão as principais conclusões da terceira edição do relatório As métricas ocultas da entregabilidade de e-mails:

 

  1. Pasta de spam tem recebido mais mensagens – Pelo terceiro ano consecutivo, o índice de mensagens entregues na caixa de spam aumentou, passando de 12% em 2015, para 12,5% em 2016 e agora 13,5% em 2017.
  2. Consumidores demonstram mais atenção às mensagens classificadas erroneamente – Os consumidores estão mais dispostos do que nunca a resgatar mensagens da pasta de spam, como demonstra o aumento da taxa “não é spam”, de 0,03% em 2015, para 1,04% em 2016 e 1,77% em 2017.
  3. Menos spam, mais leitura – As indústrias com a menor taxa de mensagens marcadas como spam (bancário e financeiro, fabricação e distribuição e seguros) também superaram quase todas as demais no quesito leitura, importante para medir o engajamento dos assinantes.
  4. Taxa de spam varia por indústria – A quantidade de e-mail entregue na pasta de spam variou significativamente entre as indústrias. Por exemplo, de apenas 3,5% para os remetentes em fabricação e distribuição para 23,7% para educação, instituições sem fins lucrativos e governo.
  5. Mais leitura antes da exclusão – O estudo mostra uma ligeira queda na taxa de leitura de e-mails, de 22,2% em 2016 para 21,5% em 2017. Porém, também houve queda no índice de pessoas que deletam as mensagens sem terem lido: de 12,5% em 2016 para 11,9% em 2017.

 

“Embora os dados de engajamento possam fornecer informações únicas para ajudar os profissionais de marketing a melhorar o relacionamento com os clientes, muitos executivos de marketing têm ignorado essas métricas”, reforça Sather. “Por meio de soluções próprias, a Return Path oferece às marcas uma ampla visão real sobre como pessoas interagem com campanhas de e-mail marketing”, finaliza.

 

Acesso ao estudo completo

O estudo “As métricas ocultas da entregabilidade de e-mails” está disponível para download gratuito no site da Return Path (link: https://returnpath.com/pt-br/downloads/2018-hidden-metrics-email-deliverability).

 

Metodologia

A Return Path produziu a terceira edição do estudo “As métricas ocultas de entregabilidade de e-mails” com base em dados globais de mais de 17 mil remetentes comerciais, 2 milhões de painéis de consumidores e 5,5 bilhões de mensagens de e-mail comerciais recebidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também