Samsung promove inclusão através da tecnologia

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Samsung promove inclusão através da tecnologia

Buscar
Publicidade

Notícias

Samsung promove inclusão através da tecnologia

A Samsung quer abrir as portas do mundo digital para todos e usa sua tecnologia para incentivar as pessoas a ultrapassarem barreiras e superarem desafios.


25 de junho de 2018 - 8h05

 

 

A Samsung acredita que por meio de recursos tecnológicos uma sociedade melhor e mais sustentável pode ser construída. Muito do que é desenvolvido pela empresa, sejam produtos, serviços, inovações ou conhecimento, é transformado em iniciativas que valorizam o potencial humano e visam democratizar o acesso à educação, esporte, inovação e cultura.

 

A Samsung Brasil vem realizando uma série de projetos sociais que têm a tecnologia como fio condutor. O “Teatro para Todos os Ouvidos”, por exemplo, gera a inclusão de surdos ou pessoas com deficiência auditiva no teatro a partir do uso de Gear VR com legendas em tempo real, enquanto o “Alfabetização Cidadã” é desenvolvido para alfabetizar adultos entre 18 e 83 anos em cooperativas de reciclagem com o apoio de smartphones, televisores e notebooks Samsung. No esporte, há capacitações diversas nos institutos parceiros da Samsung, como treinamento para atletas falarem em público que são realizados no Instituto Gabriel Medina e Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima com auxílio de realidade virtual no Gear VR e smartphone Samsung.

 

“A Samsung quer abrir as portas do mundo digital para todos e usa sua tecnologia para incentivar as pessoas a ultrapassarem barreiras e superarem desafios. Queremos empoderar as pessoas e ser o gatilho para que elas transformem suas vidas e a sociedade. Desenvolver programas que incentivam a inclusão é algo fundamental dentro do nosso objetivo”, destaca Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

 

Entre outros projetos, a Samsung lançou também este ano a “Maratona UNICEF Samsung”, que convida educadores e programadores a criarem aplicativos que possam ser utilizados em sala de aula. Já a plataforma de Code IoT leva formação online e presencial  em internet das coisas para professores e público geral, enquanto o Geração de Futuro visa beneficiar jovens em busca de profissionalização. De abrangência nacional, o Prêmio Respostas para o Amanhã tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas, e propõe soluções para melhorar o lugar onde vivem.

 

“Acreditamos que a educação é o princípio da mudança de toda sociedade. A Samsung busca inspirar o mundo e criar o futuro por meio de tecnologias inovadoras, e com essa visão acreditamos que iniciativas sociais podem produzir novos conhecimentos e soluções para a transformação da sociedade”, explica Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung.

 

Outras iniciativas também são contempladas pela Samsung, como o Smart School, que capacita professores e oferece novas oportunidades de aprendizagem para alunos de escolas públicas ao equipar salas de aula com dispositivos tecnológicos, o Engenhoca Criativa, projeto social com o objetivo de difundir a cultura maker, o empreendedorismo e a tecnologia nas escolas públicas, e a parceria com a FAS – Fundação Amazonas Sustentável, iniciativa que leva educação, desenvolvimento econômico e conservação ambiental para áreas isoladas da Amazônia.

 

A empresa atua ainda com um programa de Voluntariado que incentiva seus colaboradores a contribuírem com o trabalho de entidades sociais. Além disso, em 2017 foram realizados outros 12 projetos de Institutos e ONGs apoiados pela marca com leis de incentivo como FUMCAD/CONDECA, Lei do Idoso e PRONON/PRONAS.

 

Conheça mais detalhes das iniciativas sociais da Samsung:

 

“Alfabetização Cidadã – Da digital ao digital” – é um projeto que oferece a pessoas que antes não sabiam ler e usavam as digitais para assinar o próprio nome um curso de alfabetização associado à formação socioambiental e ao uso de tecnologia, ampliando o acesso ao mundo digital e incentivando os alunos a desafiarem barreiras. Ao todo, 300 pessoas de cooperativas que trabalham com descarte de resíduos, em geral, estão sendo alfabetizadas no local de trabalho, com aulas ministradas duas vezes por semana, com duas horas e meia de duração cada, com turmas de até 10 pessoas, com idade de 18 a 83 anos. Os smartphones doados para os alunos do projeto auxiliam no processo de alfabetização com o aplicativo Palma Escola, da IES2, que combina sons, letras, imagens aleatórias, facilitando o desenvolvimento da aprendizagem, além da utilização de televisores e notebooks para o suporte das aulas.

 

Parceria com os Institutos – em 2018, a Samsung anunciou uma nova parceria com a Fundação Gol de Letra, do ex-jogador de futebol Raí, e continua a bem sucedida parceria com os Institutos Vanderlei Cordeiro de Lima e Gabriel Medina. A estratégia é promover mais de 40 palestras, contemplando os três institutos. Temas como Trabalho em Equipe, Comportamento Digital, Como Saber Ouvir e Dar Feedback fazem parte do cronograma de ações que  vai até agosto. Oficinas de DJ, Marcenaria Criativa e Confecção de Bonecas, com objetivo de fortalecer as meninas a acreditarem que podem ir além dentro do programa de igualdade de gênero, também integram o projeto. Nos Institutos Vanderlei Cordeiro de Lima e Gabriel Medina a iniciativa do BeFearless – Medo de Falar em Público – foi realizada. Alunos e instrutores do instituto utilizaram a tecnologia de realidade virtual, com o aplicativo BeFearless, para melhorarem a performance ao falar para um grande grupo de pessoas.

 

Teatro para Todos os Ouvidos – o projeto promove a inclusão ao disponibilizar os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR para que surdos consigam assistir a uma peça de teatro sem a necessidade de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).  Por meio da tecnologia exclusiva da marca, a pessoa com deficiência auditiva acompanha em tempo real a peça e visualiza, ao olhar para o palco, as legendas das falas dos atores. Um programa de inteligência artificial identifica o que diz o elenco e converte o diálogo em um vocabulário simplificado, inserindo as frases no visor do Gear VR simultaneamente ao tempo do roteiro. Além da inovação tecnológica, o projeto tem a preocupação de levar ao seu público um texto próprio para a interpretação dos surdos. Em 2017, o projeto e contemplou mais de cem surdos e deficientes auditivos. A edição de 2018 do projeto também contemplou sessões exclusivas de teatro para pessoas atendidas pela Fundação Gol de Letra e pelo Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, que a Samsung patrocina, e que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral. Por fim, os surdos que participarem das sessões do Teatro para Todos os Ouvidos em 2018 poderão ser contemplados com bolsas de estudos do Projeto Gestos para o curso de teatro em LIBRAS da escola Recriarte. Este ano, o curso especial de teatro surdo tem patrocínio exclusivo do Samsung Social.

 

Geração do Futuro – trata-se de uma parceria da Samsung com o Instituto Ser+ e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que tem o objetivo de beneficiar jovens em busca de profissionalização e melhorar de forma progressiva a qualidade do serviço de atendimento ao consumidor no Brasil. A programação utiliza conteúdos online da Escola Nacional do Consumidor (Senacon) e do Ministério da Justiça, para oferecer formação em módulos sobre comunicação, negociação, ética, finanças e empatia, direitos do consumidor, capacitação técnica de produtos e sessões mensais de coaching. Em 2017, o programa ofereceu mais de 550 horas de treinamento gratuito e contribuiu com a inserção de cerca de 70 jovens – sem experiência de trabalho formal e em situação de vulnerabilidade social -, no mercado de trabalho. Em 2018 foram lançadas duas novas turmas em Campinas e São Paulo.

 

Code IoT –  a plataforma Code IoT trata-se de uma iniciativa que faz parte do Tech Institute, programa da Samsung que visa criar um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico e a formação de novos profissionais. Em parceria com o LSI-TEC, a Samsung iniciou em 2018 uma nova etapa do projeto. As novas vagas são voltadas para professores de escolas públicas dos ensinos fundamental, médio e técnico, assim como de educadores que atuam em ONGs com estudantes do ensino básico. Além dos encontros presenciais, a Samsung lançou novas turmas para os cursos online e abertos ao público, oferecendo ensino de programação, eletrônica básica, robótica e desenvolvimento de aplicativos para Android.

 

Maratona UNICEF Samsung – a Samsung e o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância se uniram em uma parceria inédita com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras. A iniciativa tem como foco reduzir o número de crianças e adolescentes em atraso escolar, garantindo o direito de aprender. Trata-se de uma maratona de programação e tecnologia para criar aplicativos educacionais, desenvolvida em parceria com a Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, por meio do programa Brasil Mais TI. A proposta da “Maratona UNICEF Samsung” é unir esforços de alunos de escola pública e profissionais de tecnologia para que possam desenvolver aplicativos para as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). Ao final do projeto, as aplicações apresentadas poderão ser utilizadas nas escolas públicas e beneficiar estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

 

Smart School – programa da Samsung que capacita professores a usarem as novas tecnologias para que eles possam ajudar a melhorar o processo de aprendizagem. A iniciativa equipa as salas de aula de escolas públicas com tablets, notebooks, internet banda larga, servidores e telas.

 

Engenhoca Criativa – projeto social em parceria com a Associação AlfaSol (Associação Alfabetização Solidária) e Explorum Educacional é uma iniciativa que busca discutir a democratização ao acesso à tecnologia e unir a formação humana e tecnológica no processo de aprendizagem.  O objetivo é levar aos moradores das comunidades em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de aprimorar capacidades, ampliar competências emocionais, desenvolver habilidades empreendedoras e vivenciar experiências de aprendizagem.

 

FAS (Fundação Amazonas Sustentável) – a FAS é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, que promove o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas. A Samsung apoia a fundação desde 2010 e ajuda a levar educação para estudantes de comunidades remotas da Amazônia, oferecendo ensino regular do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, e 1º ao 9º ano do ensino médio. Também são realizadas ações como o Projeto Repórteres da Floresta, com formações em educomunicação para estudantes retratarem a realidade amazônica a partir de sua própria perspectiva, e o software EDK, que permite a aplicação da Provinha Brasil em áreas remotas da região.

 

Voluntariado – Iniciativa corporativa de voluntariado da Samsung, o projeto incentiva todos os funcionários a contribuírem com o trabalho de entidades sociais por meio de ações educativas. Em 2016, no Brasil na América Latina, mais de mil pessoas estiveram envolvidas em atividades presenciais em creches, escolas e ONGs, beneficiando cerca de 30 mil crianças e adolescentes. A Samsung também promove o voluntariado online entre os funcionários.

 

Conheça mais detalhes em www.samsungsocial.com.br.

 

Samsung Social – A tecnologia a favor do potencial humano

 

O Samsung Social é uma iniciativa da Samsung que visa a realização de ações sociais em parceria com Institutos patrocinados pela marca ou projetos de tecnologia desenvolvidos pela própria Samsung através de oportunidades identificadas. O intuito do Samsung Social é a promoção da tecnologia como um acelerador do potencial humano para um futuro melhor para todos. Destacam-se o Instituto Gabriel Medina, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e a Fundação Gol de Letra. Além das parcerias, o Samsung Social realiza projetos como o “Teatro para Todos os Ouvidos”, que possibilita que pessoas surdas ou com deficiência auditiva assistam a peças de teatro sem a necessidade de um tradutor de Libras, e a iniciativa “Alfabetização Cidadã”, em parceria com o Instituto Paulo Freire, que consiste na alfabetização de adultos em seu local de trabalho com o apoio da tecnologia Samsung, entre outras.

Para saber mais sobre o Samsung Social, acesse www.samsungsocial.com.br.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também