Plataforma 55PBX opera no modelo “telecom as a service”

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Plataforma 55PBX opera no modelo “telecom as a service”

Com uma interface para ser instalado e configurado pelo próprio usuário, o sistema depende apenas de conexão na Internet e um computador.


15 de agosto de 2018 - 15h54

Uma solução de PABX de baixo custo, que dispensa equipamentos e linha telefônica, permite integração com todos os sistemas de vendas, CRM e atendimento e que pode receber chamadas em qualquer lugar do mundo. Essa é a proposta da 55PBX, empresa brasileira de “telecom as a service” que opera, ao mesmo tempo, como uma operadora de telefonia fixa e Internet e como uma plataforma totalmente baseada em APIs que oferece diversos serviços em nuvem. Com uma interface para ser instalado e configurado pelo próprio usuário, o sistema depende apenas de conexão na Internet e um computador.

A plataforma da 55PBX segue o caminho de empresas que diminuíram a burocracia para ampliar o acesso e otimizar serviços, trazendo impacto para o mercado. Assim como o Nubank facilitou a aquisição de cartões de crédito ao eliminar a anuidade, a empresa foi idealizada para acabar com contratos de longo prazo no segmento de telefonia empresarial. O contratante pode adquirir quantos números quiser direto no site, selecionar quais soluções mais se adequam ao seu perfil e cancelar quando achar necessário, sem multas e cobranças adicionais.

Criado em 2015 por Bruno Rodrigues e Renato Monfort, o negócio surgiu das lacunas identificadas pelos sócios com a BCR, contact center que alia tecnologia, atendimento e retenção. Para eles, faltava no mercado tornar a telefonia empresarial acessível a todos os perfis de empresa, sejam elas pequenas, médias ou grandes, além de melhorar a eficácia com a integração de APIs para automatizar contatos, aumentar receita e reduzir gastos.

“O telefone ainda é um meio importante de atendimento, mas pode ser caro e a qualidade nem sempre é satisfatória. Nosso objetivo era trazer mais recursos ao serviço de PABX e ao mesmo tempo simplificá-lo, desde a fase de contratação até a implementação. Com isso, conseguimos proporcionar uma redução de custos de até 75% para os nossos usuários, sem perder qualidade e capacidade”, explica Bruno Rodrigues, co-fundador e CEO da 55PBX.

Sem investidores externos, a 55PBX já conta com cerca de 800 clientes e mais de sete mil usuários ativos. Entre as companhias que já usam a solução estão nomes como Ambev, ONU e Adobe. A plataforma registra uma média de 45 mil ligações diárias. Por mês, são mais de 5 milhões de minutos trafegados.

Inteligência no PABX

Por meio do uso cooperado de um contrato de telefonia de alto volume de tráfego, a 55PBX propicia aos seus usuários a possibilidade de reduzir custos consideravelmente. É possível realizar ligações locais e internacionais para telefones fixos e celulares. O contratante pode configurar uma URA de atendimento automático, reduzindo os custos com agentes de atendimento na operação e aumentando a satisfação do cliente. Também é possível programar uma discadora automática para impulsionar vendas. O sistema ainda conta com integração em diversos sistemas do mercado como Zendesk, Salesforce, Vtex, Pipedrive e muitos outros.

A plataforma também permite mensurar resultados ao oferecer recursos para monitoramento em tempo real e uma gama de relatórios. É possível, por exemplo, gerar estudos de ligações por motivos de chamado nas integrações com sistemas de CRM.

“Estamos trazendo inteligência para o serviço de PABX. Além de oferecer soluções já prontas, também somos capazes de entregar soluções que atendam demandas específicas, pois contamos com um time desenvolvedor bem estruturado dentro de casa”, explica Renato Monfort, co-fundador e Diretor de Desenvolvimento e Telecom da 55PBX.

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