Conheça os vencedores do WSA – World Summit Award

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Conheça os vencedores do WSA – World Summit Award

Buscar
Publicidade

Notícias

Conheça os vencedores do WSA – World Summit Award

No Digitalks deste ano uma vez mais foram entregues os prêmios aos vencedores da premiação mundial sobre acessibilidade digital. Veja quem ganhou.


13 de setembro de 2018 - 11h54

A Premiação Global WSA (World Summit Award), a maior em conteúdo digital do mundo, anuncia os vencedores da etapa brasileira em 2018.

Foram selecionadas as melhores práticas e projetos em oito categorias.

No Brasil, também há a categoria especial de Acessibilidade, que escolheu entre os inscritos o produto/conteúdo que mais se destacou pelos recursos de acessibilidade digital, tendo como referência os critérios do W3C. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Os projetos escolhidos para representar o Brasil foram anunciados em cerimônia durante o Expo Fórum Digitalks.

O Prêmio

Mais do que destacar trabalhos de vanguarda, o Prêmio WSA nasceu com o objetivo de reforçar a mensagem de que as tecnologias da informação e comunicação representam, nos dias de hoje, ferramenta indispensável para o desenvolvimento, seja no plano pessoal, nacional ou global. Por isso, conta com o apoio da ONU e de grandes organizações e empresas internacionais.

Os vencedores do Prêmio WSA são escolhidos em processo criterioso. Após as fases nacionais, em que são selecionados oito projetos de cada país participante, tem início a disputa global em três etapas. Na primeira, são nomeados 15 trabalhos de cada categoria. Na segunda etapa, serão premiados cinco projetos de cada área. Os finalistas passam então por uma terceira fase, quando apresentam seus trabalhos em uma feira de tecnologia e apenas um de cada categoria é condecorado.

Os vencedores não recebem dinheiro, mas diplomas e troféus, além do reconhecimento internacional. Porém, os escolhidos viajarão para a Áustria e participarão de evento de tecnologia, coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, Áustria.

O prêmio tem no Brasil apoio e promoção da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo, do secretário Cid Torquato.

 

Lista de Vencedores 2018:

1. Government & Citizen Engagement

Vencedor: Passe Livre
Autor: Erica Abe

http://portal.transportes.gov.br/passelivre/

O programa Passe Livre do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação garante às pessoas com deficiência de baixa renda acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco. Para facilitar a obtenção deste benefício, o novo site do programa foi elaborado de forma responsiva, completamente acessível via celular, seguindo as recomendações de acessibilidade e navegabilidade do Governo Federal Brasileiro, que segue os padrões da W3C. Além disso, os conteúdos são apresentados em vídeos, todos legendados e com libras. Dessa forma, toda a população beneficiada pelo programa passa a ter acesso a um dos principais programas sociais do governo brasileiro.

2. Health & Wellbeing

Vencedor: 99Psico
Autor: Jonathan Reichhardt

https://99psico.com.br/

A 99Psico conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais. A plataforma tem como objetivo a democratização da acessibilidade ao atendimento psicológico online por meio de sites e aplicativos que aumentam a qualidade de vida de quem não consegue chegar a um psicólogo.

3. Learning & Education

Vencedor: Surdo para Surdo
Autor: Fernanda dos Santos Martins

https://surdoparasurdo.com.br/

O aplicativo Surdo para Surdo oferece aulas particulares online em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Aprenda e ensine de sem sair de casa! Fale com um professor marcando a aula em apenas três passos.

4. Environment & Green Energy

Vencedor: World Cleanup Day
Autor: Edilainne Muniz e Frederico Rocha Duarte

https://www.worldcleanupday.org/

World Cleanup App é um aplicativo que mapeia os locais onde existe lixo tratado de forma incorreta. Seu objetivo é mostrar os locais onde estão estes materiais e incentivar a limpeza dos espaços. Você pode marcar compartilhar estes locais, promove a limpeza e compartilhar com seus amigos.

5. Culture & Tourism

Vencedor: Aplicativo – Sesc Avenida Paulista
Autor: Erica Georgino

https://sescavenidapaulista.org.br/app/index.html

Com atividades dedicadas à arte, ao corpo e à tecnologia, o Sesc Avenida Paulista está ao seu alcance por meio deste aplicativo. Aqui você pode fazer imersões em 360º pela vista oferecida no Mirante da unidade, explorar passeios georreferenciados por assuntos tão diversos quanto os centros culturais e as espécies de árvores localizadas na região, ouvir um audiotour sobre a avenida, suas histórias e curiosidades, brincar com um jogo de composição inspirado na fachada da unidade e muito mais.

6. Smart Settlements & Urbanization

Vencedor: São Paulo para Crianças
Autor: Priscilla Negrão

http://saopauloparacriancas.com.br/quem-somos/

O São Paulo para Crianças é uma plataforma digital que reúne em um só lugar informações de passeios, compras, restaurantes e serviços no Estado de São Paulo para compartilhar com a família toda. Para ajudar na tomada de decisão, a plataforma utiliza a geolocalização para mostrar as opções dos passeios e lazer para crianças.

7. Business & Commerce

Vencedor: ICOM
Autor: Rosana Dias

http://www.icom-libras.com.br/

O ICOM é uma central de tradução simultânea que media a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. Disponível para computadores, tablets e celulares, a interpretação em Língua Brasileira de Sinais acontece por meio de uma vídeo-chamada com parâmetros avançados de tecnologia.

8. Inclusion & Empowerment

Vencedor: AVISA, CPqD, Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia
Autor: Claudinei Martins

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cpqd.alcancemais

O projeto AVISA (Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia) tem como resultado as aplicações acessíveis CPqD Alcance, CPqD Alcance+ e CPqD Facilita, que viabilizam a utilização de smartphones touchscreen com sistema operacional Android por pessoas com deficiência visual, idosas ou com baixo letramento, tornando possível a utilização das principais funcionalidades de um telefone celular moderno, proporcionando-lhes autonomia, privacidade e bem-estar. O projeto, ainda, distribui gratuitamente seus resultados com o intuito de promover a inclusão digital e social desta grande parcela da população brasileira – 6,58 milhões de pessoas cegas ou com grande dificuldade permanente para enxergar, 14 milhões de idosos e 14,6 milhões de pessoas com baixo letramento.

9. Accessibiliy (Prêmio Especial)

Vencedor: AVISA, CPqD, Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia
Autor: Claudinei Martins

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cpqd.alcancemais

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também