Torcedores cria Torcedoras, vertical para dar voz ao empoderamento feminino

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Torcedores cria Torcedoras, vertical para dar voz ao empoderamento feminino

Buscar
Publicidade

Notícias

Torcedores cria Torcedoras, vertical para dar voz ao empoderamento feminino

Torcedoras tem como objetivo divulgar notícias e relatos, e projeta palestras e cursos online, engajando e empoderando a mulher no ambiente do esporte.


13 de junho de 2019 - 7h02

 

É comum nos depararmos com o termo “empoderamento feminino” nos dias atuais, e não é algo passageiro. Houve mudanças no comportamento da sociedade onde as mulheres deixaram para trás o estereótipo de “donas de casa” para ganharem o mundo e dividirem cargos que foram dominados por homens nos meios corporativos, jurídicos, políticos, esportivos, entre outros setores.

A alta massa feminina no mercado de trabalho já é uma realidade – apesar do esforço pelo crescimento ser contínuo. Dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o público feminino que exerce serviço remunerado deu um salto de 18% para 53% entre 1970 e 2010. A base salarial das mulheres, porém, continua abaixo em relação aos dos homens. Média de R$ 2.306 contra R$ 1.764, segundo números de 2018 do IBGE.

Quando levamos casos de desigualdade para o esporte, mais especificamente ao futebol, as referências não são diferentes. Eleita melhor jogadora do mundo, a norueguesa Ada Hegerberg, de 23 anos, não joga por sua seleção há dois anos por opção própria. Ativista, ela protesta contra a Federação Norueguesa pelas condições desiguais de trabalho em relação aos jogadores. A atacante inclusive ficou fora da atual Copa do Mundo disputada na França. Outro caso semelhante acontece nos EUA com 28 jogadoras da seleção que estão processando a US Soccer, equivalente à CBF no Brasil. As profissionais buscam igualdade nas condições trabalhistas e salarial, onde alegam “discriminação institucionalizada de gênero”.

É notável que passam-se as áreas e os setores, mas as manifestações por direitos igualitários, combate a violência e integração social nos quatro cantos do mundo são os mesmos.

E visto o tamanho engajamento na conscientização da causa, o Torcedores.com também levanta sua bandeira. A plataforma criou uma vertical denominada de “Torcedoras” que dá espaço para que o público feminino tenha voz principalmente em modalidades que são predominantemente ocupadas pelo universo masculino, como os e-sports.

Promover o respeito às diferenças, a integração e valorização do esporte e jornalismo são algumas das propostas da Torcedoras, além do projeto com cursos online e palestras com personalidades que são exemplos na luta pela igualdade de gênero.

A vertical, que já está no ar no Torcedores.com, em breve ainda vai dispor de um design com logo e cor própria, e redes sociais exclusivas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também