Campanha da Jüssi com hipersegmentação em vídeo otimiza resultados para UNOPAR EAD

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Campanha da Jüssi com hipersegmentação em vídeo otimiza resultados para UNOPAR EAD

Buscar
Publicidade

Notícias

Campanha da Jüssi com hipersegmentação em vídeo otimiza resultados para UNOPAR EAD

Desenvolvida pela Jüssi, o projeto tem como diferencial o uso da ferramenta do YouTube, que possibilita a hipersegmentação e a personalização do vídeo da campanha, com mensagens especificas, de acordo com o perfil e jornada do usuário


27 de agosto de 2019 - 17h01

Passad a fase de lançamento da campanha, no ar desde a primeira quinzena de junho, já é possível avaliar os resultados do projeto “Pode comparar, EAD assim é Unopar”, da Unopar EAD, universidade do grupo Kroton Educacional. E eles apontam para taxas  acima da média. A ação dialoga diretamente com cada público específico da Universidade por meio da Director’s Mix. Desenvolvida pela Jüssi, o projeto tem como diferencial o uso da ferramenta do YouTube, que possibilita a hipersegmentação e a personalização do vídeo da campanha, com mensagens especificas, de acordo com o perfil e jornada do usuário. Dessa forma, universidade e agência estão gerando identificação e expandindo a relevância da marca junto ao público estudante.

 

“Essa ferramenta nos dá a oportunidade de construir diferentes caminhos dentro de uma mesma comunicação que atinja de forma mais assertiva diferentes segmentos de audiência. Além disso, por meio dos dados coletados durante a jornada dos usuários é possível personalizar a mensagem da campanha e ainda oferecer benefícios específicos para que esse aluno em potencial se interesse pelo ensino oferecido pela Unopar”, explica Pedro Werneck, diretor de criação associado da Jüssi.

 

Essa é a primeira vez que a ferramenta é utilizada em uma campanha da Kroton Educacional. “Essa estratégia de comunicação é inovadora e torna a conversa com o usuário mais intimista, já que ela é personalizada e em um formato bastante consumido pelo nosso target, que são os vídeos.”, diz Thierry Galves, gerente de mídia online do grupo. 

A Director’s Mix possibilita simplificar o processo de criação de comunicação voltada para o YouTube, com centenas de conteúdos exclusivos. Por meio das intenções, aplicativos baixados, vídeos vistos e conteúdos lidos na web, entre outras ações realizadas pelos usuários, a ferramenta permite criar uma variação customizada de comunicação, partindo de um único anúncio, e assim conectar a marca com diferentes audiências de forma relevante. Além disso, o recurso pode ser explorado não só como mídia, mas também como um gerador de insights, já que ele coleta dados e informações sobre a audiência possibilitando o seu entendimento.

 

“Temos a oportunidade de estar um passo à frente dentro do segmento e trabalhar com o que há de mais inovador, alinhando o uso da tecnologia a favor da comunicação efetiva e rentável. Os dados coletados durante a campanha também nos oferecem um entendimento mais afunilado do público-alvo que devemos investir nas próximas ações e ainda conseguir trabalhar de forma regional. Para essa campanha procuramos trabalhar o usuário em três etapas: encorajá-lo a investir nos estudos, persuadi-lo por meio da variação de formatos da comunicação gerando identificação e, ao final, convertendo isso em número de inscritos no vestibular da Unopar”, finaliza Yves Gouw, diretor de criação da agência.

 

Resultados

A campanha conta com duas frentes: uma segue com formato tradicional e conta com vídeo genérico inserido no YouTube, investimento de mídia e audiência habitual. Em paralelo, a segunda linha que conta com a ferramenta Director’s Mix, possui dezenas de variações de mensagem e a mesma audiência, mas com uma configuração hipersegmentada. Desta forma, é possível comparar os resultados coletados desses dois modelos implementados e assim, entender os valores e as otimizações alcançadas.

 

Os resultados somados levam o time da agência a crer que a flexibilidade da ferramenta traz métricas mais produtivas e rentáveis. A taxa de visualização do vídeo, por exemplo, é 14% superior equiparado ao vídeo tradicional e seu custo (CPV) gerou uma economia de 17%. Além disso, o custo por sessão registrou uma economia de quase 30% para o cliente, mostrando uma rentabilização do tráfego gerado ao site e ocasionando relevância do vídeo para as diversas audiências trabalhadas, uma vez que a taxa de rejeição durante a navegação no portal da universidade também está positiva. Por fim, a novo método trouxe ao time da Jüssi um aproveitamento maior de desenvolvimento da campanha, posto que houve um custo menor de produção e um redirecionamento de esforços para a performance e coleta de dados, possibilitando um melhor entendimento da segmentação resultando em sumos desempenhos.

 

Ficha técnica:

Cliente: Kroton Educacional – Unopar EAD

Agência: Jüssi

Negócios/Atendimento: Marina Carmona e Gabriela Amparo

Projetos: Taynah Bica

Direção de Criação: Pedro Werneck e Yves Gouw

Criação: Carolina Collet, Diego Ferreira e Vanderley Amaral

Produção Audiovisual: Soraia Molina

Mídia: Gabriel Silveira e Maria Beatriz Rodriguez

Publicidade

Compartilhe

Veja também