Claro e Ericsson apresentam o primeiro estádio 5G do Brasil

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Claro e Ericsson apresentam o primeiro estádio 5G do Brasil

Buscar
Publicidade

Notícias

Claro e Ericsson apresentam o primeiro estádio 5G do Brasil

Ação, que aconteceu durante o espetáculo Led Zeppelin in Concert no Allianz Parque, contou com a primeira transmissão holográfica em tempo real do país feita a partir da tecnologia 5G


22 de outubro de 2019 - 7h19

A Claro e a Ericsson se uniram para tornar o Allianz Parque no primeiro estádio brasileiro preparado para a chegada do 5G. Esse pioneirismo ocorreu domingo passado, com a realização da primeira holografia em tempo real do Brasil em rede 5G diante de um grande público, que permitiu levar o músico Lucas Lima ao palco do espetáculo Led Zeppelin In Concert, apresentada pela Nova Orquestra.

 

O concerto, que foi regido pelo maestro Eder Paolozzi, celebrou os 50 anos dos dois primeiros álbuns da banda britânica Led Zeppelin. Antes do show, Thiago Leifert surgiu no telão da arena para contar ao público sobre a experiência revolucionária que estavam prestes a vivenciar – um teste oficial da tecnologia 5G aplicada no setor de entretenimento.

 

Em seguida, o músico Lucas Lima, da Família Lima, apareceu no palco diante dos olhos dos espectadores em forma de holograma e conversou em tempo real com o maestro, em qualidade cinematográfica de imagem e som. Para finalizar sua participação, o músico tocou a música Black Dog, de Led Zeppelin, em seu violino.

 

Isso só foi possível pelas baixas latências da rede 5G, que elimina o atraso da transmissão, e pelas altíssimas velocidades de transmissão, que permitem recriar uma imagem virtual, capturada em estúdio especial, a partir de diversas câmeras que fazem o mapeamento 360 graus da pessoa que terá sua imagem projetada.

 

“O 5G é próximo novo do Brasil e a Claro já está se preparando para a sua chegada. O que fizemos preparando o primeiro estádio conectado com essa tecnologia no país, ao lado de parceiros como a Ericsson e o Allianz Parque, prova que isso é só o começo de uma transformação na forma de usar a conectividade como instrumento de entretenimento. O 5G é mais que conexão. Ele é mais experiência, colocando o consumidor no centro de tudo que há de mais inovador no mercado, que a Claro irá oferecer”, comenta, Márcio Carvalho, Diretor de Marketing da Claro.

 

A Claro foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive do 4.5G, que permite navegar até 10 vezes mais rápido que o 4G. O 5G é a nova geração da tecnologia móvel a ser disponibilizada no Brasil. Isso deve ocorrer após o leilão de frequências, previsto para ser realizado pela Anatel no próximo ano. Enquanto isso, a Claro já realiza testes desde 2018, quando foi a primeira operadora a instalar uma antena 5G no país, na Ilha do Fundão.

 

A tecnologia, que já é uma realidade em outros quatro continentes, foi utilizada na ativação de holografia no Allianz Parque neste domingo (20). Ela foi implementada no estádio e na sede da Claro, onde Lucas Lima estava, localizada no bairro de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. Com o 5G, o músico pôde participar em tempo real de um show que ocorria a aproximadamente 17 quilômetros de distância, no palco do Allianz Parque Hall.

 

Quando finalizou a apresentação e se despediu do público, Lucas Lima se deslocou imediatamente da sede da Claro para o Allianz Parque, na Zona Oeste da capital paulista, gerando e postando conteúdo ao longo do caminho em suas redes sociais, e também nos perfis @ClaroBrasil. Ao mostrar o percurso até o local, ficou clara a distância que o separava do público que o assistiu enquanto tocava seu violino. Assim que chegou ao estádio, ainda participou da ativação com VR imersivo.

 

“A essência do nosso negócio é aproximar as pessoas, conectá-las à música e ao esporte, promovendo o espetáculo da união. A parceria com a Claro e com a Ericsson nos permite usar a tecnologia para quebrar barreiras geográficas e nos torna a única arena do país totalmente pronta para receber o 5G, o que reforça nosso pioneirismo no mercado de entretenimento. Estamos prontos para o futuro, em que os usuários terão uma experiência ainda mais inovadora e imersiva”, comenta Márcio Flores, Diretor de Marketing e Novos Negócios do Allianz Parque.

 

Experiência única no palco

Para tornar esse momento ainda mais especial, a Claro e a Ericsson disponibilizaram óculos de realidade virtual (VR) com streaming e conectados ao 5G, com os quais o público pode vivenciar uma experiência imersiva, em meio à orquestra.

 

Uma câmera especial de até 8k de resolução, e filmagem em 360°, foi instalada entre o maestro Eder Paolozzi e a Nova Orquestra. Esse equipamento, usando a tecnologia VR, possibilitou assistir em tempo real a movimentação do maestro e dos músicos pelo palco. A experiência em 5G tornou o momento ainda mais dinâmico e interativo, possibilitando que os participantes estivessem na perspectiva do maestro enquanto ele regia a orquestra, em uma posição privilegiada e única para o espetáculo.

 

Transmissão multiplataforma

Toda essa história foi contada desde cedo, no próprio domingo, com interações nas redes sociais da Claro e do Lucas Lima, repercutida também nas redes sociais da Ericsson. A partir daí, próximo do horário de início do show, o músico fez postagens pessoais em seu perfil no Instagram (@fl.lucaslima), destacando sua participação no evento, e mostrando aos seguidores toda a produção bastidores na Claro, até a realização da transmissão holográfica em tempo real no Allianz Parque. Todo esse bastidor também foi destacado nos perfis da Claro.

 

E, para provar que a diversão e o entretenimento estão ao alcance de todos, a Claro realizou uma live da ativação no palco do Allianz Parque simultaneamente em seus perfis no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, com Lucas Lima tocando virtualmente ao lado do maestro Eder Paolozzi. Assim, todos os clientes e seguidores da empresa puderam acompanhar de casa esse momento histórico.

 

Além disso, diversos tipos de conteúdo e interações foram gerados após a ativação nas páginas da Ericsson e do Allianz, além do músico Lucas Lima e também da Nova Orquestra.

 

Benefícios para clientes Claro Clube

Para levar mais diversão e fidelizar seus clientes, a Claro disponibilizou ingressos para assistir ao show Led Zeppelin in Concert no Claro Clube, plataforma de benefícios da operadora. Além de aproveitar o espetáculo, centenas de clientes ainda foram surpreendidos com a ação surpresa, reforçando seu posicionamento de que busca sempre oferecer o novo para seus clientes.

 

Infraestrutrura técnica para viabilizar o estádio conectado

Para permitir a realização da demonstração, a Ericsson instalou no Allianz Parque uma rede 5G composta pela solução AIR 6488 (que agrega rádio e antena em um produto só) com Massive MIMO – que é uma feature que permite múltiplas conexões simultâneas em um mesmo dispositivo. A rede foi operada na frequência 3,5Ghz com largura de banda de 100MHz, autorizada pela Anatel, atingindo taxas acima de 1 Gbps. Essas taxas foram alcançadas graças à combinação das faixas de frequência LTE com a faixa de frequência 5G, mostrando assim a compatibilidade e convivência entre as duas tecnologias.

 

Além da rede 5G, a capacidade de rede comercial 4.5G da Claro foi triplicada no interior do Allianz Parque por meio da agregação de quatro faixas de frequência LTE, irradiando em quatro antenas Dual-beam posicionadas na horizontal, a fim de garantir melhor atendimento às características da Arena. E, para garantir alta capacidade da rede e baixa latência para atuais e futuros casos de uso do 5G, a rede de acesso foi integrada a uma solução vEPC da Ericsson. O Virtual Evolved Packet Core (vEPC) é uma estrutura para virtualizar as funções necessárias para convergir voz e dados em redes 4G Long-Term Evolution (LTE). O vEPC move os componentes individuais da rede principal, tradicionalmente executados em hardware dedicado, para servidores centralizados.

 

“Para a Ericsson, é motivo de grande satisfação poder realizar essa ação em parceria com a Claro no Allianz Parque, para demonstrar como o 5G vai transformar toda a sociedade. Para nós, o 5G já é uma realidade: fomos pioneiros na implementação do 5G em quatro continentes e, atualmente, já somam 19 as redes comerciais em operação nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália utilizando a tecnologia 5G Ericsson. Nossa ampla vivência e experiência em deployment de rede nos permite assegurar que o Brasil está tecnologicamente preparado para implantar o 5G sem demora, assim que a frequência seja liberada pela Anatel, favorecendo assim um ganho expressivo de competitividade do País”, diz Rodrigo Oliveira, Vice Presidente de Negócios da Ericsson para a conta Claro.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também