Plataforma Punks S/A otimiza digitalmente uso de trilhas na crise.

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Plataforma Punks S/A otimiza digitalmente uso de trilhas na crise.

Buscar
Publicidade

Notícias

Plataforma Punks S/A otimiza digitalmente uso de trilhas na crise.

Tecnologia e curadoria encurtam a distância entre grandes produtores e a música independente para trilhar a demanda crescente do audiovisual


5 de maio de 2020 - 8h10

 

Em um cenário extraordinário como o atual, os planejamentos estão sendo reconfigurados, os negócios remodelados e, independente da área, o desafio criativo passa também por transformações.

Para muitas empresas, a pandemia foi o gatilho para acelerarem a comunicação e a adoção de processos digitais. Para outras, o DNA já tem incorporado o intercâmbio global através de plataformas que encurtam distâncias digitalmente.

É o caso da plataforma Punks S/A que, no setor musical, disponibiliza para produtores de conteúdo e editores tecnologia que oferece um player com um acervo de mais de 500 mil músicas para trilhar conteúdos audiovisuais.

Ao digitar qualquer palavra, seja um filme, um diretor de cinema ou um sentimento, a plataforma reconhece a busca com sugestões de músicas adequada  ao que se procura, podendo ser ouvidas imediatamente.

A Punks S/A tem um ecossistema digital de performance para conectar grandes produtores à maior vitrine de música independente do mundo, que atua no conteúdo audiovisual de TV, cinema ou streaming. Entre as demandas, 80% das músicas de seu acervo são sincronizadas com audiovisual e entretenimento e 20% publicidade.

Ligada à norte-americana Jingle Punks, criada em 2008, a sede da Punks S/A em São Paulo é uma afiliada que tem no Brasil um hub para todos os outros escritórios da rede da América Latina. Foi o crash das bolsas de 2008 em NY que impulsionou a matriz a ter o seu primeiro boom.

Durante a quarentena, esta sendo registrado um aumento de mais de 20% de audiência em canais de TV pagos, já que as pessoas em casa assistem mais programação de entretenimento, jornalismo e, consequentemente, a publicidade. Globosat, Vice, Canal Futura, Netflix, Viacom são exemplos de grandes produtores que têm a plataforma como contínua parceira na jornada audiovisual, mesmo em épocas de queda econômica como a atual.

A plataforma é utilizada por marcas, agências, produtoras que buscam curadoria de música independente para sonorizar uma série, um filme, um documentário ou um vídeo do Youtube.

A Punks S/A teve recente entrada no Chile e chega agora na Colômbia, com parceria local do produtor renomado Miguel de Narvaez. Ainda para o segundo semestre deste ano, a empresa relata estar se preparando para sua implantação na Argentina e México.

Com todos os shows e eventos cancelados durante a pandemia, além das contínuas lives, artistas e bandas independentes continuam produzindo e compondo de casa. Funcionando normalmente, a plataforma continua alimentando seu acervo e atuando como uma fonte de renda extra a esses artistas, cada vez que sua música é escolhida para um audiovisual.

Artistas e bandas do acervo fizeram já inúmeros trabalhos para marcas do mercado:

  • A dupla Patrick e Ruan com variados syncs para Brahma e Vice;
  • Gabriel Mielnik para Skol Beats 150;
  • Os Opalas no Multishow;
  • Ivan Teixeira para Devassa;
  • Laura Finocchiaro no Superbonita do GNT;
  • Duofel no Tempero de Família do GNT e diversos programas do Canal Brasil;
  • Cosmos Brasil em mais uma parceria Vice + Ford + Canal Off;
  • Zé Barbeiro, o artista do chorinho e do samba de raiz, para programas da GNT e Multishow;
  • Bruce Aronson assina a faixa do curta “Placa de Rubi” do Youtuber Whindersson Nunes;
  • Mc Gi, com seu funk carioca mesclado aos beats da música eletrônica foram escolhidas para a MTV americana e para a 3ª temporada do Ru Paul’s Drag Race;
  • Com o rock alternativo de vanguarda, Gabriel Serapicos já entrou no episódio do “Papo com Make”, série da Vice BR;
  • Zé Ed, a voz do bloco Tarado Ni Você, teve suas músicas sincronizadas diversas vezes pelo programa Saia Justa da GNT;
  • W.I.L.L com suas faixas no programa Treme Treme do Multishow, no Cozinha Prática com Rita Lobo da GNT e em alguns vídeos da GNT Web.

     

    Publicidade

    Compartilhe

    Veja também