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Enext cria Centro de Excelência em Marketplace

Iniciativa nasce para impulsionar a estratégia de vendas dos clientes em plataformas como Mercado Livre, Amazon, B2W e Magalu e é, até o momento, única no Brasil.


6 de agosto de 2020 - 7h44

Nos últimos anos o mercado de comércio eletrônico tem sido impulsionado pelos marketplaces, plataformas virtuais que fazem a intermediação da compra entre o consumidor e o vendedor. Mas a falta de conhecimento ou recursos disponíveis para investir nesse canal foi o motivo apontado por 38,9% das empresas que participaram da 1º edição do estudo “O comportamento da Indústria nos Marketplaces Online Brasileiros”, realizado no início do ano pela Enext, empresa focada em soluções para negócios digitais. 

Gabriel Lima, CEO da Enext, define assim a iniciativa: “Estamos prontos para orientar nossos clientes sobre como lançar ou desenvolver as suas operações dentro dos marketplaces e, com isso, ajudá-los a ter um bom posicionamento e escalarem as suas vendas nestes canais”

De olho no crescimento dessa modalidade de vendas no Brasil, que já tem uma alta expressividade em países como Estados Unidos e China, a Enext criou o primeiro Centro de Excelência em Marketplace (CEM), tornando-se a primeira empresa do grupo WPP no Brasil, maior conglomerado mundial de marketing e publicidade, com um conhecimento especializado em Marketplace. A capacitação técnica para o desenvolvimento do Centro foi realizada na Amazon Center of Excellence (ACE), em Seattle, sede da Amazon nos Estados Unidos. 

Dentre as empresas que já aumentaram a sua participação nos marketplaces após a consultoria realizada estão Colgate, Osklen, Jequiti, Stanley Black&Decker entre outras: “Estamos prontos para orientar nossos clientes sobre como lançar ou desenvolver as suas operações dentro dos marketplaces e, com isso, ajudá-los a ter um bom posicionamento e escalarem as suas vendas nestes canais”, afirma Gabriel Lima, CEO da Enext.

O processo para ajudar as marcas a entender como ganhar mais relevância nos marketplaces e operacionalizar as suas vendas começa com a definição dos marketplaces nas quais ela irá operar. Em seguida, há quatro etapas estratégicas: consultoria para o lançamento da loja que envolve a parte de integrações, definição do mix de produtos e precificação. Depois temos a definição do conteúdo, com a indicação de fotos, categorização e descrição de produtos. E a etapa de visibilidade que abrange toda a estratégia de publicidade – com a definição do plano de mídia envolvendo tanto a frente de awareness como de performance. E por fim, o acompanhamento e análise dos resultados de cada etapa.

Priscila Marins, Diretora de Mídia e Marketplace da Enext:

 “O marketplace dominou o canal de compra digital no Brasil e no mundo e ainda há muito espaço para as marcas se posicionarem, considerando a relevância e os diferentes players, como Mercado Livre, B2W, Amazon e Magalu. Além de ser um importante canal de mídia, pois possuem uma audiência qualificada e com mindset de compra.”

De acordo com Priscila Marins, Diretora de Mídia e Marketplace da Enext, o mercado de marketplace vem crescendo de forma acelerada e ganhando cada vez mais relevância no Brasil como mecanismo de busca e plataforma de compra dos consumidores.

Números do Mercado Livre mostram que, 74,4% das buscas por produtos no meio online vem sendo realizadas por meio dos marketplaces e 25,6% por meio de outros buscadores. As razões para isso estão na grande variedade de produtos, melhores ofertas, opções de frete grátis, alto volume de produtos, recomendações e facilidades de compra: “O marketplace dominou o canal de compra digital no Brasil e no mundo e ainda há muito espaço para as marcas se posicionarem, considerando a relevância e os diferentes players, como Mercado Livre, B2W, Amazon e Magalu. Além de ser um importante canal de mídia, pois possuem uma audiência qualificada e com mindset de compra. 

A Enext é uma empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais. Os serviços abrangem desde planejamento estratégico e transformação digital, passando por implantação de plataformas, Mídia, Business Intelligence e CRM. A empresa é responsável por projetos digitais para grandes marcas, como: Puma, Avon, BASF, L’oreal, C6 Bank, entre outras.

 

 

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