O impacto da Alexa na dinâmica de devs e startups

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

O impacto da Alexa na dinâmica de devs e startups

Buscar
Publicidade

Notícias

O impacto da Alexa na dinâmica de devs e startups

Assistente de voz da Amazon completa um ano de Brasil nesta sexta-feira, 6, e já chegou a 1400 skills, número que diz muito sobre o potencial do ecossistema brasileiro


6 de novembro de 2020 - 8h00

 

Novos modelos de Echo lançandos nesta semana (Crédito: Divulgação Amazon)

A Alexa, assistente de voz da Amazon, chega ao seu primeiro ano falando português, nesta sexta-feira, 6. O lançamento da versão brasileira, no ano passado, trouxe uma série de possibilidades para desenvolvedores e startups, sejam as especializadas ou qualquer uma que utiliza comandos de voz em sua solução. De acordo com a Amazon, nos últimos doze meses foram criadas mais de 1400 skills no Brasil, tudo isso feito por meio de desenvolvedores externos. Uma vez que passando por um processo de avaliação, qualquer skill pode tornar-se disponível na loja.

Além disso, a própria Amazon incentivou a criação de skills orientadas à acessibilidade criando o Prêmio Alexa de Acessibilidade. De acordo com Ricardo Garrido, country manager da Alexa no Brasil,a Amazon já conta com 11 diferentes dispositivos de voz, com diversas faixas de preço e estilo no Brasil e, em ocasião do aniversario, lançou dois novos modelos: echo dot com relógio e o echo show 10.

Todos eles estão conectados à Alexa, sistema de inteligência que acabou impulsionando um crescimento desse mercado desde quando foi lançada, no ano passado, até agora. “E já existe uma miríade de empresas que criam conteúdo digital e ferramentas para estarem presentes nesses assistentes, como Uber, iFood, Rappi, além de veículos de notícias”, comenta o diretor da Amazon. Ainda de acordo com Garrido, sobre as barreiras de entrada para a massificação do assistente, ele reforça que “a Alexa tem uma vocação de saída que é funcionar na casa das pessoas, auxiliar na rotina. E particularmente neste momento de quarentena identificamos aumento de pedidos por notícias durante o isolamento e também em perguntas direta: o que é coronavírus, quais os sintomas e outras.”

Do total de skills mais utilizadas na plataforma está a Cookpad, com mais de 350 mil acessos de receitas, Show do Milhão e Galinha Pintadinha que também ultrapassam os milhares de acessos. No início deste ano, a Amazon também apresentou o Certified Alexa Skill Builder, também com foco na potencialização das skills. Startups como James Delivery, Neon e 12 Minutos foram algumas das que embarcaram a tecnologia em suas plataformas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também