Indoor analytics: benefício para o cliente e o varejo

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Indoor analytics: benefício para o cliente e o varejo

Especialistas da Proxmobi e Seed Digital explicam como as ferramentas de monitoramento podem auxiliar o varejo


14 de maio de 2021 - 6h03

Como o próprio nome já diz, as startups de indoor analytics apresentam ferramentas de monitoramento do comportamento do consumidor dentro de lojas físicas, por meio de calor, WiFi, captação de fluxo de clientes e micro-localização, entre outros. Luciano Borges, diretor de negócios do Proxmobi, empresa de soluções para aproximação, explica que uma análise indoor depende de instalação de sensores Bluetooth para poder captar informações de movimento dos clientes que já têm celular com app adaptado com essa tecnologia.

 

(Crédito: Stephen Dawson/Unsplash)

Para varejistas que operam e-commerce, entender o perfil, comportamento e interesse de buscas dos consumidores pode parecer algo óbvio, mas, para a loja física, isso é recente e pode gerar grande resultado nas vendas, com baixo custo. Além disso, essas informações podem interferir e reduzir os custos operacionais da loja, alterando a quantidade de vendedores, o investimento em mídia, horários de funcionamento, posicionamento de marca e produtos, afima o CEO e fundador da Seed Digital, Sidnei Raulino. “O mercado mundial sempre deu muito mais importância para a análise de dados e, especialmente, para o indoor analytics. Hoje, ainda mais, pois todas as marcas estão reavaliando o papel da loja física, onde grande parte da percepção de marca e do relacionamento acontece fisicamente. Os varejistas brasileiros, nos últimos anos, perceberam a importância e estão investindo nessa área”, diz.

Da teoria à prática
Mas, como as ferramentas de indoor analytics, de fato, auxiliam o varejo? De acordo com Borges, da Proxmobi, o indoor analytics abre muitas frentes para a conveniência dos clientes, pois pode alertar sobre ofertas e promoções em corredores por sensibilidade presencial a poucos centímetros ou metros de distância. “Um cliente de supermercado que já tem app instalado para programas de fidelidade poderia ter a funcionalidade de achar um produto mais facilmente dentro da loja, bem como ser alertado por pushs de notificações no app sobre as ofertas do estabelecimento por sensibilidade de presença”, exemplifica o diretor. A construção de estratégia a partir de análises e comportamentos de movimentação interna em  loja ou shopping só se justifica se aplicado o marketing de proximidade, que é atrair o consumidor em determinado espaço e tempo, criando micro-momentos de atração.

Ao beneficiar o cliente, o indoor analytics também beneficia o varejista. Por meio dessas ferramentas, é possível saber se uma campanha aumentou o tráfego da loja física, acompanhando o crescimento do online, se gerou conversões ou foram somente visitas. “A finalização de uma venda acontece nas plataformas de vendas e a loja física é uma plataforma, talvez a mais importante. Avaliar o que acontece na loja é fundamental”, ressalta o CEO da Seed Digital.“A regra de outro é: quantifique com precisão, pois um dado quase certo é um dado errado”, completa. Raulino compartilha dicas de como construir estratégia de indoor analytics: saiba quantas pessoas entram na sua loja; avalie a taxa de conversão das visitas; entenda o perfil dos visitantes da loja (sexo, idade, perfil econômico, interesses); entenda o perfil da região onde a loja está, pois a estratégia de comunicação deve ser diferente para diferentes regiões; e mensure as campanhas de mídia tradicionais e/ou digitais, que precisam ter suas KPIs definidas e analisadas, tanto no e-commerce quanto na loja física, pois o cliente é omnichannel e, às vezes, o varejista também.

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