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Microsoft melhora experiência de clientes da Netshow.me

Com serviços da nuvem do Azure, a empresa pode potencializar a escalabilidade sem a operação técnica e reduzir o custo operacional


2 de julho de 2021 - 6h00

Netshow.me decidiu investir na nuvem quando demanda apresentou alto crescimento (Crédito: Reprodução)

A Netshow.me, empresa de soluções para gerenciamento, distribuição, monetização de vídeos e conteúdo online, fez a migração de sua infraestrutura para a plataforma de nuvem Microsoft Azure no final de 2019, quando começou a identificar crescimento exponencial de demanda. A empresa estava entrando no mercado de futebol e transmitindo eventos esportivos que tinham alta volumetria, ou seja, muitas pessoas acessando ao mesmo tempo. E, a partir disso, decidiu investir na parceria com a plataforma de nuvem para melhorar a experiência de seus clientes com mais velocidade, escalabilidade e segurança, o que, para a marca, proporcionou grande suporte quando a pandemia chegou ao Brasil e os serviços digitais, em geral, tiveram alta de demanda.  

 “O mercado de streaming se fez acontecer no ano passado, com todos em casa, de modo remoto, precisando se comunicar e consumir. Já estávamos em um processo com algumas demandas mais sofisticadas e vimos o serviço crescendo muito rápido. Precisávamos de estrutura mais resiliente, mais segura, com acesso a profissionais que conseguissem nos ajudar. Entendemos que a Microsoft tem uma capacidade muito fácil de treinar gente, formar profissionais qualificados e o cloud era o que precisávamos. Tomamos essa decisão no comecinho de 2020 e levamos todo o serviço para plataforma da Microsoft”, recorda o cofundador da Netshow.me, Daniel Arcoverde. 

O executivo comenta que, quando se está em fase de grande crescimento os problemas começam a ficar visíveis, escalar e isso gera stress no dia a dia, E exige muita gestão de crise, o que estava consumindo tempo do time. A migração para a nuvem representou,  além da tecnologia, ganho de confiança interno da equipe,  melhora de NPS (indicador para verificar a quantidade de clientes satisfeitos e insatisfeitos) e de entrega e tempo, pois as equipes gastam menos tempo com problemas e mais pensando em novos produtos, melhora dos processos e evolução. E isso fez 2020 ser um ano bom e complexo, mas que terminou de forma leve, com confiança e otimismo em relação ao futuro por conta do suporte da nuvem.  

Talvez essa seja a principal função de uma plataforma de nuvem: garantir que os parceiros e clientes possam focar em seus heartbussines, afirma a vice-presidente de vendas para o mercado corporativo e SMB da Microsof, Priscyla Laham. E deixe ao fornecedor de cloud a escalabilidade, adaptabilidade etc. Priscyla diz que, no caso da Netshow.me, a escala foi para cima, mas que, durante este último ano, também houve clientes que tiveram a escala para baixo porque tinham menos demanda por algum motivo. E o papel da Microsft é garantir flexibilidade para o ambiente sem precisar de investimento de entrada ou de perda, eventualmente, que é o acontecia antes. Além da questão da segurança porque, afirma a executiva, trabalhar com plataforma de nuvem traz menor preocupação com relação a isso, o que, neste último ano, foi um temor constante das empresas por estarem mais expostas a ataques cibernéticos.  

O modelo de negócio da Microsoft Azure é baseado no segmento de atuação do cliente e se vai evoluir ou não, de acordo com as necessidades, detalha Priscyla. A plataforma de nuvem ajuda na ida ao mercado, dando às empresas clientes da Microsoft um diferencial competitivo, aumentando a possibilidade de inovação, além de ferramentas que podem ser trabalhadas em conjunto para escalar o negócio e trazer nova demanda. A tecnologia é o principal, mas a empresa também olha para o parceiro como bussines development, ajudando em seu crescimento.  

A Netshow.me precisou de  infraestrutura que fosse segura, flexível, que suportasse os picos de acesso nas plataformas e que pudesse aumentar a capacidade de armazenamento de dados, devido à alta volumetria. A migração para o Microsoft Azure e o AKA (Azure Kubernetes Service), serviço de implementação e gerenciamento de aplicativos em contêineres, teve a implantação da arquitetura necessária para suportar a aplicação das lives e serviços over the top (OTT), ambas fornecidas pela empresa, com o apoio da Kumulus, empresa parceira, e do distribuidor Scansource. A migração deu sustentação e potencializou o modelo de negócio da empresa, podendo fazer mais, com menos problemas, mais precisão e foco. Além de agora contar com a exposição e o endosso de trabalhar com uma empresa renomada no mercado, atesta Arcoverde, da Netshow.me. 

**Crédito da imagem do topo: Gremlin/Getty Images

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