Marketing de áudio: a união entre conteúdo e experiência do usuário

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Marketing de áudio: a união entre conteúdo e experiência do usuário

Para Albert Hayfaz, cofundador e CEO da Vooozer, as martechs estão dispostas a criar e testar soluções de comunicação por voz 


20 de dezembro de 2021 - 6h00

Graças aos avanços contínuos de tecnologia, está cada vez mais acessível e simples trabalhar com iniciativas de marketing de áudio. Segundo Albert Hayfaz, cofundador e CEO da Vooozer, se, antes, era caro e complicado gravar podcasts de qualidade, distribuir ao público e inserir anúncios, hoje, não é mais. “Às vezes, quando estamos com o chapéu de marketing na cabeça, esquecemos que nosso público-alvo é gente como a gente. As pessoas buscam facilidade, comodidade, qualidade e assim por diante. E, a comunicação por voz entrega tudo isso. O áudio não veio para dominar toda e qualquer estratégia de comunicação, mas é um dos principais pilares de comunicação e não deve ser ignorado”, diz. Nesse contexto, as martechs estão dispostas a criar soluções e fazer testes e experimentos para aprender a explorar comunicações por voz e, então, vender tanto a solução como a expertise necessária para explorá-la. Além disso, ao Meio & Mensagem, o profissional da plataforma de marketing de áudio aborda quais estratégias do marketing podem ser aplicadas em conteúdo de voz e quais são os desafios de inovação aplicada em marketing de áudio.

 

Albert Hayfaz, cofundador e CEO da Vooozer (crédito: divulgação)

Meio & Mensagem – O áudio ganhou protagonismo no dia a dia dos consumidores. Como as marcas têm levado voz para suas comunicações?
Albert Hayfaz – Varia bastante. É difícil listar todas iniciativas na frente de voz. O que vemos bastante é a incorporação de iniciativas de voz em estratégias de conteúdo já estabelecidas. Ou seja, empresas que já trabalhavam com marketing de conteúdo e que, antigamente, focavam apenas em materiais em texto passaram a investir também em áudio. Por exemplo, marcas que possuem blog como canal de comunicação passaram a oferecer, junto aos artigos do blog, uma versão em áudio do conteúdo, narrada por profissionais especializados. Dessa forma, pessoas que estão sem tempo para ler ou que buscam mais praticidade em suas vidas podem ouvir os conteúdos do seu interesse. Também vemos inúmeras empresas entrando em estratégias de podcasts de entrevistas, notícias e outros formatos. Pelo cenário atual do Brasil, onde temos mais de um smartphone por habitante, mais de 80% dos domicílios com acesso a internet e pela natureza do ser humano de ter a voz como principal meio de comunicação, não faltam motivos para investir em voz nas comunicações da sua empresa. Pelo contrário. Você precisa de uma ótima desculpa para não estar investindo em voz. Até porque, hoje em dia, investir em voz é algo acessível. É algo possível tanto para grandes empresas como para microempresas e até empreendedores individuais.

M&M – No marketing de áudio, como centrar o conteúdo na experiência do usuário?
Albert – Basta seguir a mesma lógica aplicada a outras comunicações de marketing. Entender seu público-alvo, seu contexto e se colocar no lugar dessas pessoas que você deseja impactar. Às vezes, quando estamos com o chapéu de marketing na cabeça, esquecemos que nosso público-alvo é gente como a gente. As pessoas buscam facilidade, comodidade, qualidade e assim por diante. E, a comunicação por voz entrega tudo isso. O áudio não veio para dominar toda e qualquer estratégia de comunicação, mas é um dos principais pilares de comunicação e não deve ser ignorado. Quem trabalha com marketing precisa diversificar seus investimentos para impactar o maior número de pessoas. Não é todo mundo que vai gostar mais de uma comunicação por voz. Mas, a massa de pessoas a ser impactada é tão grande, que justifica você investir em texto, áudio, vídeo e outros.

M&M – Quais estratégias do marketing podem ser aplicadas em conteúdo de voz?
Albert – Acredito que a maioria, pois grande parte das estratégias de marketing envolve algum tipo de conteúdo, que pode ser adaptado ou reproduzido em áudio e voz. Enxergo potencial para conteúdo em voz em todas as estratégias da áreas, como marketing de conteúdo, outbound marketing, marketing de relacionamento, marketing de produto, marketing viral, endomarketing e marketing humanizado. Esse potencial para conteúdos em voz fica mais claro quando você enxerga o áudio como um meio de comunicação. Podcasts, inserções em rádio e mensagens de voz no WhatsApp são formatos de conteúdo. Mas, o meio de comunicação é o mesmo, o áudio. Spotify, rádio, WhatsApp são plataformas e canais de conteúdo. Mas, o meio de comunicação é o mesmo, o áudio. Por isso, em uma visão de longo prazo, não importa se o Spotify será a plataforma dominante. Importa mais se sua equipe de marketing possui conhecimento e expertise para criar comunicações de áudio e voz, para explorar os canais e formatos mais populares e se saberão se adaptar caso isso mude.

M&M – Como as martechs podem auxiliar em produtos de voz?
Albert – As martechs estão dispostas a criar soluções e fazer testes e experimentos para aprender a explorar comunicações por voz e, então, vender tanto a solução como a expertise necessária para explorá-la. Enquanto a maioria das empresas está ocupada demais trabalhando frentes de marketing já estabelecidas, são as martechs atreladas a áudio que possuem capital humano e financeiro para fazer o trabalho duro de desbravar o mercado de voz.

M&M – Quais são os desafios de inovação aplicada em marketing de áudio?
Albert – Assim como em inúmeras outros desafios de inovação, acredito que o principal seja a falta de profissionais qualificados. Como encontrar profissionais para criar e executar estratégias de marketing de áudio, se várias dessas estratégias sequer existiam há poucos anos? Vale ressaltar que, além da falta de pessoas capacitadas e com experiência na área, temos a falta de entendimento de estratégias de áudio pelas pessoas que avaliam os resultados e aprovam orçamentos de marketing. Não basta ter um profissional que saiba trabalhar o marketing de áudio na linha de frente. Para que essas estratégias perdurem e atinjam seu potencial, é necessário que as pessoas envolvidas na gestão da empresa também tenham certo conhecimento sobre o tema.

M&M – Como a tecnologia vem contribuindo com o marketing de áudio?
Albert – Graças aos avanços contínuos de tecnologia, está cada vez mais acessível e simples trabalhar com iniciativas de marketing de áudio. Além disso, vão surgindo novas oportunidades e frentes a serem trabalhadas. Se antes era caro e complicado gravar podcasts de qualidade, distribuir ao público e inserir anúncios neles, hoje, esses problemas não existem mais. Também vale citar novas tecnologias que permitem a inserção estratégica de conteúdo pago em podcasts. Outro ponto do áudio em estratégias de marketing é a gama de métricas sólidas de consumo. Qualquer canal ou plataforma de áudio de qualidade, hoje em dia, é capaz de fornecer uma série de métricas e informações sobre o consumo do conteúdo e do perfil dos consumidores. Outra possibilidade interessante é a captura de dados do público, obviamente com seu consentimento, atrelada ao consumo de conteúdo em áudio. Muitas empresas que oferecem conteúdo em áudio, solicitam o e-mail do ouvinte em troca de acesso ao conteúdo em áudio. Em suma, nunca foi tão fácil criar conteúdo em áudio, distribuir a milhões de pessoas e ainda rentabilizar essa operação toda.

*Crédito da foto no topo: Qualcomm Snapdragon/Pexels

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