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Os desafios de incluir marketing digital no empreendedorismo

Branding e posicionamento, bem como estratégias orgânicas, podem resultar em comunicações assertivas, afirma Luis Lora, managing partner da Globo Ventures


3 de fevereiro de 2022 - 6h00

Para incluir o marketing digital no empreendedorismo, é importante que as empresas, desde o início de suas jornadas, tenham branding e posicionamento como prioridades e equilibrem processos de aquisição de clientes com estratégias de comunicação mais orgânicas e permanentes. Segundo Luis Lora, managing partner da Globo Ventures, o principal desafio em construir planos assertivos de marketing é a dependência das empresas em publicidade digital paga. Entre as formas mais eficazes de democratizar o acesso dos brasileiros a produtos e serviços mais ágeis, eficientes e inclusivos, está a redução de custos e de fricção. Porém, ressalta: “Tão importante quanto reduzir custos, a tecnologia trouxe melhores experiências para a jornada de consumo, tornando os processos mais transparentes e as escolhas menos intimidadas”.

A Globo Ventures, além de participar de quadros societários como investidora financeira, atua como parceira estratégica, a fim de alavancar os ativos do grupo para suportar os empreendedores ao longo de sua jornada de criação de valor.

Ao Meio & Mensagem, Lora ainda aborda quais são as tendências dentro do mercado de investimentos e de capital venture no Brasil.

Luis Lora, managing partner da Globo Ventures (crédito: divulgação)

Meio & Mensagem – Quais são os desafios de incluir marketing digital no empreendedorismo brasileiro?
Luis Lora – É importante que as empresas, desde o início de suas jornadas, tenham branding e posicionamento como prioridades e equilibrem processos de aquisição de clientes com estratégias de marketing mais orgânicas e permanentes. O principal desafio que enxergamos é a dependência das empresas em publicidade digital paga para executar sua estratégia, o que pode deixá-las expostas a uma inflação anual de 30 a 40% nos custos com marketing. Acreditamos que a maneira mais eficiente de contornar o aumento de gastos com aquisição de clientes é possuir um arcabouço robusto de estratégias de marketing.

M&M – Quais são as formas mais eficazes de democratizar o acesso dos brasileiros a produtos e serviços mais ágeis, eficientes e inclusivos?
Lora – Redução de custos e de fricção é, certamente, o principal fator para ampliação do acesso. Porém, a democratização vai além de tornar os produtos mais acessíveis, é necessário torná-los mais conhecidos, usuais e intuitivos. A tecnologia transformou a cadeia produtiva, gerando redução de custos de produtos e serviços. Tão importante quanto reduzir custos, a tecnologia trouxe melhores experiências para a jornada de consumo, tornando os processos mais transparentes e as escolhas menos intimidadas. Em função da nossa proximidade com mídia e tecnologia, a Globo Ventures está convencida que experiências de consumo intuitivas, processos mais transparentes e estratégia eficiente de comunicação são fatores essenciais para democratização do acesso a produtos e serviços.

M&M – Qual impulso a Globo Ventures tem dados para as startups, no Brasil?
Lora – Globo Ventures existe, pois estamos convencidos que nosso ecossistema, que alcança todo o território e acessa diferentes setores, pode ser fundamental para que as empresas de alto potencial atinjam os seus objetivos, de forma mais rápida e eficiente. Além de participarmos dos quadros societários como investidores financeiros, atuamos como parceiro estratégico, que trabalha lado a lado com nossas investidas, alavancando os ativos do grupo para suportar os empreendedores ao longo da sua jornada de criação de valor. Como exemplo, nosso time interno pode auxiliar as empresas em questões em torno de estratégia de branding e posicionamento. Este mesmo time pode fornecer dados e inteligência para ações de growth e aquisição de clientes. Dada a nossa ampla rede de contatos corporativos, também ajudamos nossas empresas investidas no acesso a clientes e auxiliamos no desenvolvimento de negócios. Temos acesso e profundo conhecimento em temas relacionados à gestão, questões operacionais e de mercado, que vêm de nossa presença de décadas no ambiente de negócios brasileiro e internacional.

M&M – O modelo media for equity vem ganhando força. Como funciona o método, dentro da Globo Ventures?
Lora – Como Globo Ventures, somos um parceiro único para ajudar empresas em crescimento a planejar e a executar suas estratégias de mídia. No entanto, a mídia é apenas um dos vários recursos que oferecemos. Ajudamos a nossas investidas em diversos aspectos, incluindo identificação e proximidade com parceiros, estratégias para ajudar a trazer e a fidelizar clientes e suporte em assuntos de gestão que surgem no dia a dia. Dito isso, pensamos em nossas capacidades de mídia de várias maneiras. Em primeiro lugar, há a inteligência e os insights que podemos ofertar, a partir da nossa rica história de fornecimento de serviços de publicidade. Essa capacidade nos permite ajudar nossas empresas investidas no planejamento e na execução de estratégias off-line e online. Também existe a nossa capacidade de ajudar nossas empresas investidas a acessar os recursos de mídia da Globo e fazê-lo da maneira mais eficiente possível. Nossa capacidade de mídia, na verdade, é uma forma de poder ajudar a ampliar a proposta de valor de nossas empresas parceiras.

M&M – Quais são as tendências dentro do mercado de investimentos e de capital venture, no Brasil?
Lora – A tendência que nos deixa mais entusiasmados é a qualidade do capital humano. Os profissionais mais brilhantes, capacitados e talentosos estão empreendendo ou se juntando às startups. Novas empresas estão surgindo em um ritmo impressionante, sendo lideradas por times altamente competentes que conseguem atrair equipes criativas e inteligentes. Empreendedores bem-sucedidos estão sendo reinvestidos no ecossistema. Estas tendências são muito evidentes e se retroalimentam. Pela ótica dos investidores, é possível observar atuação com maior foco e especialização em determinados estágios, desde seed até estágios mais avançados de growth. Um fundo como a Globo Ventures, por exemplo, representa essa especialização, com foco em apoiar estrategicamente empresas de alto potencial, principalmente nas áreas de posicionamento de marca, acesso a mercados e crescimento.

*Crédito da foto no topo: Little Visuals/Pexels

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