Entidades condenam restrição de jornalistas no Planalto

Buscar

Entidades condenam restrição de jornalistas no Planalto

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Entidades condenam restrição de jornalistas no Planalto

Abert e Fenaj se posicionam contra ação do Governo Temer


13 de fevereiro de 2017 - 12h36

 

temer_

Michel Temer

Na última semana, o governo de Michel Temer restringiu a circulação de jornalistas pelo quarto andar do Palácio do Planalto – onde ficam a Casa Civil e a Secretaria de Governo. A partir de agora, o Planalto exige que repórteres informem com que fonte vão conversar.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio (Abert) solicitaram na última sexta-feira, 10, que a medida seja reconsiderada. “Importante lembrar ainda que toda ação que busque dificultar ou impedir o trabalho da imprensa atenta contra o estado democrático de direito e as suas garantias constitucionais de liberdade de expressão e pensamento”, afirmou o diretor-geral da Abert, Luiz Roberto Antonik, em um ofício ao Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Márcio de Freitas.

A medida, apesar de aprovada em dezembro do ano passado, só foi posta em prática na última quinta-feira, 9, quando seguranças foram colocados na porta dos elevadores para impedir os jornalistas de acessarem o andar. Os profissionais só podem entrar no andar com o acompanhamento de um funcionário da Secretaria de Comunicação.

O trânsito no andar era permitido sem restrição nos governos militares e nas administrações de José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. No início do seu segundo mandato, a ex-presidente Dilma Rousseff tentou restringir o acesso, mas acabou recuando.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário