Apenas dois setores econômicos estão próximos da equidade de gênero

Buscar

Apenas dois setores econômicos estão próximos da equidade de gênero

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Apenas dois setores econômicos estão próximos da equidade de gênero

Pesquisa do LinkedIn realizada em todo o mundo aponta que apenas as áreas governamentais e de saúde estão próximas de ter 50% de líderes do sexo feminino


7 de março de 2017 - 8h37

Que as mulheres representam boa parte da força de trabalho em todo o mundo não há dúvida. Mas o percentual de funcionárias que ocupam funções de liderança em empresas de todo o mundo ainda é bem menor do que o percentual de homens que exercem cargos de comando.

Para tentar mapear essa diferença, o LinkedIn realizou um estudo global para mapear o desequilíbrio de gêneros no universo empresarial. Após avaliar os perfis de pessoas de diversos países, a rede constatou que, em todo o mundo, a quantidade de mulheres em cargos de liderança ainda está longe de ser equiparada a dos homens.

Dividida em 12 setores da economia, a pesquisa do LinkedIn apontou que, globalmente, apenas dois deles estão próximos de atingir a equidade de gênero em cargos de comando – mesmo assim, ainda abaixo dos 50% para cada gênero. São as áreas de governo/educação/terceiro setor e também as empresas da indústria farmacêutica e de saúde. Segundo o LinkedIn, nas empresas do primeiro grupo, 47,4% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Já nas indústrias farmacêuticas e empresas de saúde, o percentual de mulheres em postos de liderança chega a 45,8%.

Nos 12 setores econômicos avaliados pela pesquisa, o percentual do total de funcionárias mulheres nas empresas é sempre maior do que o da fatia de mulheres que ocupam cargos de liderança. A maior discrepância foi encontrada no setor de serviços: enquanto 47,3% das funcionárias das empresas do segmento são mulheres, somente 33,6% exercem funções de liderança.

Os setores com menos mulheres em cargos de comando, segundo a pesquisa do Linkedin, são os Automobilísticos, Aéreo e de Transportes. Veja a tabela:

 

Cargos-Linkedin

(Crédito: Reprodução/LinkedIn)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário