Imprensa americana unida contra as ações de Trump

Buscar

Imprensa americana unida contra as ações de Trump

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Imprensa americana unida contra as ações de Trump

Após compartilhar vídeo em que “agride” a CNN, presidente agrava relação com as empresas de comunicação


4 de julho de 2017 - 8h23

Ao compartilhar em sua conta no Twitter um vídeo montagem em que “agride” a CNN, o presidente Donald Trump agravou a crise entre seu governo e a imprensa americana. Neste 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, o tema continua repercutindo entre os principais veículos de comunicação do país.

O vídeo foi uma montagem que utiliza imagens de Trump em um evento de luta no ano de 2007 onde simulava a briga com outro empresário. Com a hashtag “‘FraudNewsCNN” o post já foi compartilhado 198 mil vezes.

“É inadequado que o presidente ataque a imprensa da forma como o fez, isso encoraja ódio contra os jornalistas”, disse Dean Baquet, diretor-executivo do New York Times. Para Courtney Radsch, diretora do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ), “colocar órgãos de imprensa como alvos cria um efeito aterrorizante e faz com que a violência seja justificada”.

Para o jornalista Bill Kristoll, editor do The Weekly Standard, as ações de Trump são comparáveis às atrocidades do império romano. “A velocidade com que sintetizamos o declínio e a queda do Império Romano é impressionante. Atingimos em meses o que levou séculos para acontecer em Roma”, disse Kristoll.

Na semana passada, também via Twitter, Trump chamou a jornalista Mika Brzezinski, da MSNBC, de “louca de baixo QI” e seu colega de trabalho, Joe Scarborough, de “maluco”. Desde que assumiu a presidência, em janeiro deste ano, Trump protagonizou embates diretos com a imprensa. Em fevereiro, chegou a banir jornalistas da Casa Branca e, com isso, o The New York Times lançou uma campanha em defesa da liberdade de expressão nos Estados Unidos.

Em maio deste ano, a CNN se negou a veicular uma campanha de cem dias de Trump à frente da Casa Branca. Oficialmente, a emissora alegou que não se tratava de censura, mas de “violação de suas políticas de anúncio”. “Em resposta às acusações de censura da campanha de Donald Trump, a CNN esclareceu que solicitou ao anunciante que removesse a parte que diz que a mídia mainstream é uma notícia falsa”, disse a CNN.

No início de seu governo, Trump também protagonizou tensões com empresas e empresários. Após o anúncio de sua nova política de imigração, o presidente foi criticado por executivos de empresas como Apple, Airbnb, Facebook, Microsoft, Google e Netflix.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário