Justiça decreta falência do jornal Diário de S.Paulo

Buscar

Justiça decreta falência do jornal Diário de S.Paulo

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Justiça decreta falência do jornal Diário de S.Paulo

Juiz alega confusão societária, gerencial e patrimonial entre Minuano, Cereja Serviços de Mídia e Editora Fontana, acionistas do jornal


24 de janeiro de 2018 - 12h06

Última edição do jornal antes do decreto circulou nesta terça-feira, 23; publicação deve retornar às bancas em alguns dias (Crédito: Reprodução)

O juiz Marcelo Barbosa Sacramone, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, decretou na segunda-feira, 22, a falência do jornal Diário de São Paulo. A razão alegada para o pedido judicial seria uma confusão societária, patrimonial e gerencial entre as empresas proprietárias do grupo: Editora Fontana, Editoria Minuano e Cereja Serviços de Mídia.

De acordo com o documento judicial, “a Minuano tem 99% de seu capital social detido por Nilson Fuiz Festa e 0,01% pela Editora Fontana”. As divergências societárias surgem pelo fato de que a Editora Fontana, por sua vez, tem 88,05% de suas cotas detidas pela Cereja Serviços de Mídia, 11,91% pela Minuano e 0,04% por Nilson Luiz Festa. Já a Cereja tem 91,5% de suas cotas pertencentes à Minuano e 9% por Luiz Cesar Romera Garcia, sucessor de Nilson Festa no negócio. Desde março do ano passado, a organização societária do Diário de S.Paulo está dividida entre a Minuano e Luiz Cesar Romera Garcia.

Além da divergência na sociedade, o texto do juiz também aponta diversas confusões patrimoniais e gerenciais que envolvem o Diário de S. Paulo. A sede do jornal é no mesmo local dado como endereço oficial de Minuano e Cereja. Além disso, a administração financeira de Cereja, Diário de S.Paulo e Minuano eram realizadas por uma única pessoa física, que administrava todas as contas.

Na prática, o pedido de falência suspende as atividades do veículo impresso por cinco dias. Após esse período, o jornal pode continuar circulando, uma vez que o juiz considerou que, para a massa falida, é mais produtivo que as atividades sejam mantidas. De acordo com o Portal Comunique-se, o prédio do jornal foi lacrado nesta quarta-feira, 24.

Greve
De acordo com notícias que circulam na imprensa, a situação financeira do Diário de S.Paulo é crítica há algum tempo. No ano passado, o caso ganhou contornos mais sérios no segundo semestre, quando a redação do jornal entrou em greve para reivindicar o pagamento de salários e benefícios atrasados (férias, 13º salário e FGTS). Com intermediação do sindicato, os colaboradores do veículo conseguiram um acordo de pagamento e retomaram as atividades dias depois. Segundo reportagem do Comunique-se, no entanto, os atrasos de pagamentos voltaram a acontecer.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário