Projetos de fact cheking se preparam para eleições

Buscar

Projetos de fact cheking se preparam para eleições

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Projetos de fact cheking se preparam para eleições

Projeto Lupe e Rede da Verdade reúnem veículos, instituições e plataformas na apuração e verificação de notícias falsas na internet


3 de abril de 2018 - 11h38

Atentos ao período eleitoral deste ano, alguns projetos de fact checking têm se preparado e anunciam novidades. A Agência Lupa, por exemplo, comunicou na segunda-feira, 2, uma iniciativa de checagem de fatos em parceria com o Facebook. Denominado Projeto Lupe!, o programa consiste em uma série de publicações na página da Agência e interação via bot no Messenger que buscam esclarecer declarações de candidatos a Presidência e ao Governo, boatos sobre os mesmos e as regras eleitorais junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

No Messenger, o bot servirá ao usuário as checagens já feitas pela Agência Lupa sobre candidatos, partidos e demais temas noticiados pela agência. O sistema tecnológico é inspirado na plataforma de fact checking francesa Les Decodéurs, do jornal Le Monde, e realizado em parceria com o AppCívico.

 

(Crédito: Divulgação)

 

No domingo, 1º de abril, Dia da Mentira, um grupo de veículos e instituições formados por Catraca Livre, Microsoft, OAB, FGV, ESPM, Instituto SEB de Educação e Aos Fatos, anunciaram em evento no Theatro Municipal de São Paulo a criação da Rede da Verdade, uma ferramenta para identificar as informações falsas divulgadas na internet. A solução compreende uma tecnologia de inteligência artificial, um núcleo de acadêmicos consultores e equipes de checagem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário