4G: velocidade está estagnada no Brasil

Buscar

4G: velocidade está estagnada no Brasil

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

4G: velocidade está estagnada no Brasil

Levantamento da OpenSignal registra, inclusive, pequenas quedas de velocidade na comparação com pesquisa anterior realizada em janeiro deste ano


20 de junho de 2018 - 11h51

Na média, a velocidade de download entre as operadoras permaneceu estagnada nos últimos seis meses (Crédito: Divulgação)

As operadoras móveis brasileiras Claro, Oi, TIM e Vivo, objeto de levantamento da OpenSignal, têm aumentado a disponibilidade das redes de quarta geração (4G). No entanto, embora haja expansão de oferta desse padrão, a velocidade de download, nos últimos seis meses, atingiu um período de estagnação, segundo relatório da empresa. Nenhuma operadora registrou aumento de velocidade do 4G e, em vários casos, foi o contrário: houve quedas na velocidade média de download sobre 4G desde o último estudo da OpenSignal, realizado em janeiro deste ano. Embora a Claro tenha se mantido estável na velocidade de download de 4G a 28 Mbps, permaneceu como a líder nessa métrica, quase 8 Mbps à frente de sua concorrente mais próxima, a Vivo.

É a segunda atualização de redes móveis para o Brasil que a empresa faz. Para isso, foram examinadas mais de 6,4 bilhões de medições para ver como as cinco operadoras de telefonia móvel do Brasil (Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo) se agruparam nas métricas de 3G e 4G. Foram rastreados ​​aumentos na disponibilidade de 4G em três das quatro teles (a empresa não especificou quais) que operam o padrão LTE (Long Term Evolution) desde o último relatório. Os maiores ganhos foram nas medições da Claro e da TIM, já que os escores de disponibilidade 4G subiram 4%s. O aumento do LTE da TIM reforçou sua liderança na métrica de disponibilidade 4G. Os assinantes da TIM puderam acessar um sinal 4G LTE em 75,9% do tempo.

No relatório de janeiro deste ano sobre as três maiores áreas metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), as vencedoras de oferta de velocidade e disponibilidade de download de 4G eram todas as teles. Contudo, neste atual teste, de junho, as teles líderes têm concentrado seus leads nas grandes áreas urbanas do Brasil. A Claro ficou no topo na métrica de velocidade de download 4G em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto a TIM solidificou sua posição de disponibilidade 4G, compartilhando o resultado apenas com a Claro em Belo Horizonte. No entanto, há muita concorrência entre as operadoras 4G para as métricas de upload e latência de LTE nas três cidades testadas. A OpenSignal coletou dados de 372.841 usuários entre 1º. de março a 29 de maio deste ano em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para gerar esse levantamento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário