Publicidade

Opinião

A vulnerabilidade

Como podemos nos conectar de forma legítima e nos aproximar?


14 de julho de 2022 - 9h31

Flaira Ferro em apresentação da música “Me Curar de Mim” (Crédito: Reprodução/YouTube)

Adoro egrégoras, essa tal força criada a partir da junção da energia de duas ou mais pessoas. É muito interessante observar esse troço, como ele se forma e o que acontece depois.

Um casal é uma egrégora fortíssima, um grupo de amigos, família, comunidade e tantos outros. Tem também as egrégoras formadas a partir de uma agenda, de um encontro marcado na sala de aula, na igreja, num funeral. Elas parecem artificiais porque não nos aproximamos a princípio por afinidade, mas porque todos que estão ali tinham um encontro marcado naquele lugar, naquela hora.

Fui em um curso presencial esses dias, fazia tempo que não fazia isso. A pandemia está nos fazendo reinaugurar muitos hábitos e criando uns completamente diferentes. Não era um curso qualquer, era da Universidade da Nasa e do Google, que se posiciona como a mais disruptiva do mundo.

Chego lá para o primeiro de alguns dias intensos. Somando alunos, palestrantes e equipe, mais de cem pessoas formavam nossa egrégora, nosso campo energético. Desde o primeiro momento, entendi que tínhamos um retrato socioeconômico de liderança no Brasil: maioria de homens, brancos (na verdade nenhum negro entre os alunos) e héteros.

Logo mapeei com os olhos todas as mulheres que estavam por lá. Era uma pequena parcela do grupo, mas o olhar simpático é sempre uma maneira de nos conectarmos. Fiz isso o tempo todo, me aproximei de todas, fiz um reforço positivo da maioria das palestrantes, alunas e equipe. E, pasmem, eventualmente, mesmo uma palestrante de uma universidade desse nível, por exemplo, pode se sentir insegura.

Como podemos nos conectar de forma legítima e nos aproximar?

Muitas conexões aconteceram ali, a egrégora na egrégora, o grupo que se junta por afinidade mesmo nos encontros marcados.

E que caminho eu escolhi para começar essa conexão legítima? Bem, primeiramente, eu não exatamente escolhi. A tal magia do campo energético fez sua parte. Na segunda noite do curso, em uma roda de conversa no pé de uma fogueira, um novo campo se uniu em torno de três pessoas. Elas estavam misturando música, falas, participação das pessoas, dores… estavam se expondo. Fiquei olhando para aquilo e pensando que era um momento muito disruptivo, como o curso se propunha a ser. Uma experimentação, uma experiência ao vivo, sem medo de exposição. Que beleza de se presenciar.

Naquele momento minha alma escolheu um coletivo de vulnerabilidade e eu queria contribuir com a minha. Veio no meu coração a poesia visceral de uma mulher, a confissão mais bonita que eu conheço, e declamei a céu e peito aberto.

Era a música e poesia da Flaira Ferro, uma pernambucana incrível, que começa assim:

Sou a maldade em crise

Tendo que reconhecer

As fraquezas de um lado

Que nem todo mundo vê

Fiz em mim uma faxina

E encontrei no meu umbigo

O meu próprio inimigo

Que adoece na rotina

 

Eu quero me curar de mim

Quero me curar de mim

Quero me curar de mim

(…)

 

Sou má, sou mentirosa

Vaidosa e invejosa

Sou mesquinha, grão de areia

Boba e preconceituosa

Sou carente, amostrada

Dou sorriso e sou corrupta

Malandra, fofoqueira

Moralista, interesseira

E dói, dói, dói me expor assim

Dói, dói, dói despir-se assim

 

Mas se eu não tiver coragem

Pra enfrentar os meus defeitos

De que forma, de que jeito

Eu vou me curar de mim

(…)

Acredito que a confissão da Flaira, que ali foi minha também, fez o seu encanto. Ela se despiu de um jeito que não tem como não comover o mundo. Essa nudez, se olharmos de perto, é nossa também. Podemos assumir que não somos só isso, mas somos também. Precisamos acolher nossa sombra.

E assim segui nesse ambiente corporativo, porém de gente. Sempre no final da respiração, não somos mais que gente. Fui uma mulher forte, exposta e pronta para vivenciar o que a experiência de se vulnerabilizar assim poderia trazer. E, deixa eu contar para vocês… foi incrível!

E para fechar, minha oração de desejo:

Que sejamos fortes,

Que sejamos vulneráveis,

Que sejamos intuitivas,

Que sejamos a experiência que queremos ter.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Vozes que inspiram: a ascensão feminina nos podcasts

    Vozes que inspiram: a ascensão feminina nos podcasts

    Cris Bartis, Juliana Wallauer, Branca Vianna, Camila Fremder e Isabela Reis debatem o impacto das mulheres no mundo dos podcasts

  • Quem está filmando as histórias das mulheres?

    Quem está filmando as histórias das mulheres?

    Desequilíbrio de gênero e de oportunidades na indústria audiovisual faz com que as oportunidades para as mulheres no cinema ainda sejam escassas