O Boticário lança capacitação para mulheres acima de 45 anos

Buscar
Publicidade

Women to Watch

O Boticário lança capacitação para mulheres acima de 45 anos

Em comemoração ao aniversário da marca, nova campanha combate o etarismo e promove formação gratuita para mulheres maduras


10 de agosto de 2022 - 15h25

Por Lídia Capitani

A atriz Maria Cândida e a cantora Pitty em campanha de aniversário de O Boticário (Crédito: Reprodução/YouTube)

Em 2022, a marca O Boticário comemora 45 anos e lança uma campanha de combate ao etarismo, idealizada pela AlmapBBDO, chamada “O tempo não (me) para”. O case foca na criação de novas maneiras de interpretar a maturidade, em especial na valorização das conquistas, dos aprendizados e recomeços após os 45 anos.

Entre as ações, está o lançamento de um programa de capacitação gratuita em empreendedorismo voltado a mulheres a partir de 45 anos que desejam abrir o próprio negócio ou se redescobrir profissionalmente. 

Muitas pessoas, sobretudo as mulheres, enfrentam opressões e discriminações por causa da idade. De acordo com uma pesquisa do Infojobs, 70% dos entrevistados acima de quarenta anos já enfrentaram preconceito etário durante processos seletivos, e 78,5% acreditam que o mercado não dá as mesmas chances para profissionais com mais de quarenta anos comparados aos jovens.

“Novos começos com O Boticário: capacitação em empreendedorismo para mulheres 45+” oferecerá aulas com professores do mercado e contará com a participação de executivas do próprio grupo. A mentoria tem carga horária de 100 horas, duração de 6 meses, e visa formar mais de 1.600 mulheres de todo o Brasil.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, e mulheres de todos os estados do país podem se candidatar acessando http://maturi.in/boticario

Serão aceitas mulheres cisgênero e trans com mais de 45 anos. O projeto é uma parceria com a Maturi, plataforma focada no mercado de trabalho para o público maduro, e o curso começa em outubro.

 

A CAMPANHA

“Se eu dependesse do que dizem para mim, esse seria meu último ano (…) para escrever as músicas que sonhei, tocar os ritmos que imaginei, realizar tudo aquilo que pensei (…). Só alguns meses. É quanto falta para os meus 45”, disse a cantora Pitty no vídeo-manifesto da campanha de aniversário de 45 anos de O Boticário.

Frases como essas são comuns na vida das mulheres com mais de quarenta anos. De acordo com o Relatório mundial sobre o idadismo da OMS, “a pesquisa sobre o impacto combinado do sexismo e do idadismo na velhice chegou à conclusão de que são as mulheres mais idosas – comparadas com homens mais idosos, mais jovens e as mulheres mais jovens – que carregam o maior fardo relativo às múltiplas formas de discriminação”. 

O objetivo da campanha é destacar que essa idade também é uma oportunidade para novos começos. Por isso, a marca trouxe celebridades como as apresentadoras e jornalistas Fátima Bernardes e Maria Cândida, a cantora Pitty e a atriz Cacau Protásio para traçar diálogos sobre autoconhecimento, liberdade e aceitação, promovendo o envelhecimento sem julgamentos.

“Mas eu não vou parar. Vou escrever músicas, gravar álbuns, fazer shows. Vou mudar, me reinventar, fazer o que eu quiser, quando bem entender. Porque o tempo…o tempo não me para. Não deixe ele te parar também”, finaliza Pitty.

A diretora de marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, destaca que o objetivo da campanha é construir uma perspectiva positiva sobre a maturidade. “Queremos fortalecer cada vez mais nossas mensagens prioritárias, como o amor, a equidade racial e a igualdade de gênero e de idade – temas importantes não só para a marca, mas para uma sociedade mais justa para todos. Esse posicionamento é fundamental para impactar toda a nossa rede, entendendo o nosso papel e envolvendo o mercado na evolução necessária para essa transformação social”.

O primeiro vídeo, com a cantora Pitty, foi divulgado no dia 8 de agosto. O segundo, publicado no dia 9, contou com a participação da atriz Maria Cândida. As demais peças, gravadas pelas outras personalidades da campanha, serão divulgadas nos próximos dias e publicadas no Instagram da marca.

 

MAIS SOBRE O CURSO

Serão duas etapas: a piloto terá 120 mulheres participantes da primeira turma, que acontecerá de outubro de 2022 a abril de 2023. A abertura, que será ao vivo, contará com um workshop de integração das alunas. As selecionadas para essa fase inicial terão acesso a momentos online e ao vivo para tirar dúvidas após cada módulo do curso, além de uma aula especial sobre transição de carreira. 

Ao final, essa turma participará de um encontro para apresentação dos projetos desenvolvidos durante a capacitação, que contará com a presença de empreendedores e representantes do Grupo Boticário para acompanhar a evolução das alunas.

Para a segunda turma, outras 1.500 mulheres serão selecionadas e os conteúdos estarão disponíveis online na plataforma de capacitações da Maturi.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Criadoras das margens: mulheres que desbravam caminhos pelas periferias 

    Criadoras das margens: mulheres que desbravam caminhos pelas periferias 

    Empreendedoras fazem lista de mulheres para mostrar que é possível criar fora dos centros de poder

  • Mulheres ocupam 13% da diretoria de empresas listadas na bolsa

    Mulheres ocupam 13% da diretoria de empresas listadas na bolsa

    Novo levantamento da Nelogica com a plataforma Comdinheiro traz ainda dados sobre a presença feminina em conselhos administrativos e fiscais