Brasileiros gastarão R$ 59,3 bi em beleza
Estimativa é do Instituto Data Popular, que aponta a classe C como responsável por quase metade desse consumo
Estimativa é do Instituto Data Popular, que aponta a classe C como responsável por quase metade desse consumo
Roseani Rocha
6 de junho de 2013 - 12h00
O Instituto DataPopular estima que os gastos dos brasileiros e, especialmente, das brasileiras com produtos de higiene pessoal e beleza (cabelereiros, manicures e esteticistas) serão de R$ 59,3 bilhões este ano.
Em 2003, o valor era R$ 26,5 bilhões, o que demonstra crescimento de 124% em dez anos e que certamente interessa os fabricantes de produtos para o setor de varejo mencionado acima.
Quase a metade dos gastos estimados (47,4%) devem ser feitos pela classe C. A classe A será responsável por 34,2% do consumo e a baixa, por 18,4%.
Em pesquisa quantitativa realizada no primeiro trimestre deste ano, com 1.300 mulheres de 44 cidades, contemplando todas as regiões, foi detectado que 78% das mulheres de classe alta foram ao salão de beleza nos últimos 30 dias, contra 56% da média e 43% da baixa. Apesar disso, as de classe alta representam 17% das frequentadoras, as da classe média, 53% e as da baixa, 31%.
Especialmente entre as consumidoras das classes média e baixa o aumento com esse tipo de gasto é atribuído à maior participação feminina no mercado de trabalho, o que as fez se preocuparem mais com aparência.
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