Hora do Planeta inspira atitude das marcas
Empresas também aderem ao movimento iniciado na Austrália em 2007
Empresas também aderem ao movimento iniciado na Austrália em 2007
Roseani Rocha
22 de abril de 2013 - 5h19
No próximo sábado 23 acontece a edição 2013 do movimento Hora do Planeta, iniciativa global do World Wildlife Fund (WWF) que pede que todos desliguem as luzes durante uma hora – no Brasil, entre 20h30 e 21h30 h – como forma de protesto e alerta pelo aquecimento global.
Personalidades têm aderido ao movimento. Este ano a embaixadora global da Hora do Planeta é a atriz Jessica Alba e, no Brasil, a também atriz Maria Fernanda Candido dedicou tempo para gravar um spot desafiando o mundo a cuidar melhor do planeta.
Ano passado, o movimento contou com participação de mais de 100 cidades brasileiras. Pela causa, as principais capitais apagaram a iluminação de seus monumentos turísticos/históricos.
Mas o movimento também tem conquistado apoio de empresas. A Renner, uma das maiores varejistas de moda do Brasil, vai interromper sua operação de e-commerce e do site do Instituto Renner. “Queremos chamar a atenção de nossos clientes para as mudanças climáticas através do engajamento no consumo consciente”, afirma Luciane Franciscone, gerente geral de marketing corporativo da Lojas Renner. Já em redes sociais como o Twitter e Facebook, a Renner dará dicas aos clientes de como aproveitar a Hora do Planeta. Às 21h31, quando retoma sua operação de e-commerce, a marca promete uma promoção especial em todas as categorias de produtos e que absorverá o custo do frete.
Também do mundo da moda, a camisaria Dudalina repetirá sua participação, com uma novidade. Até o ano passado a empresa apagava somente as luzes das fábricas, mas este ano vai estender parcialmente também às lojas: serão apagadas as luzes principais (lustres) e metade das luzes restantes dos pontos de venda. Ao todo, contando as fábricas e as lojas, mais de 2.000 lâmpadas serão apagadas. A empresa afirma ter sido uma das primeiras marcas a adotar iluminação LED em suas lojas. O modelo é mais econômico, tem menos manutenção e melhora a temperatura ambiente, gerando economia em ar condicionado.
A Whirpool Latin America, que detém as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, apoia a Hora do Planeta desde 2009. Desde então, afirma que 14 mil lâmpadas foram apagadas em suas unidades de São Paulo, Rio Claro, Manaus e Joinville – economizando 3,4 KWh. O anunciante também destaca que a redução de consumo é tema constante dentro da empresa.
Outra grande marca comprometida com a Hora do Planeta é o McDonald’s. Pelo quinto ano consecutivo, a rede de fast food vai desligar os luminosos externos de todas as suas lojas no horário marcado, dia 23. Também realizou campanha para estimular funcionários, fornecedores e franqueados a desligarem as lâmpadas e equipamentos elétricos de suas casas durante o evento.
Alguns shopping centers também entraram na mobilização. Na Grande São Paulo, parte da iluminação do estacionamento do Continental Shopping será apagada; o Shopping Taboão apagará as luzes de sua fachada e o Santana Parque Shopping, na zona norte da capital paulista, conseguiu ir um pouco adiante: além de apagar a iluminação da fachada, seus lojistas reduzirão as luzes das vitrines.
O ato é simbólico, mas não deixa de indicar ao menos simpatia a uma causa muito séria e que talvez passe a receber apoios mais firmes e duradouros no futuro.
Confira abaixo o vídeo do WWF sobre o movimento.
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