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Jogos Paralímpicos 2016 apresentam sua marca

Emblema foi desenvolvido pela Tátil, que também criou a marca da Olimpíada do Rio


28 de novembro de 2011 - 9h10

 Uma marca em 3D, multissensorial, inspirada em três símbolos universais: espiral, infinito e coração. Estas são algumas das características da logomarca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que foi apresentada ao público no sábado 26, no Rio de Janeiro. A primeira exibição da marca paralímpica aconteceu na abertura do lançamento da edição deste ano da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, que todos os anos ilumina a Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal da cidade.

A Tátil foi escolhida para desenvolver a logomarca dos Jogos Paralímpicos Rio 21016 após ter vencido a concorrência para a criação da marca das Olimpíadas do Rio, na qual competiu com outras 139 empresas do Brasil. Segundo Leonardo Gryner, diretor geral da Rio 2016, após este rigoroso processo seletivo, o Comitê Paralímpico indicou a empresa para criar a logomarca que foi lançada agora. “Um símbolo com personalidade própria mas que mantivesse traços da mesma família”, disse Gryner, sobre o briefing do comitê para a agência.

Para a criação do emblema, a Tátil teve como base os valores dos Jogos Paralímpicos: coragem, determinação, lealdade e igualdade. A empresa também promoveu uma série de reuniões com o comitê organizador, autoridades e atletas paralímpicos, para capturar a essência da marca e o conjunto de visões do universo paralímpico. “Logo após usamos uma ferramenta que chama Brand Direction, que organiza o corpo e a alma da marca”, explicou Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil.

Com o auxílio desta ferramenta, foram identificados os quatro pilares da marca, cada um com dois atributos: espírito paralímpico (determinação e performance); diversidade harmônica (respeito e igualdade); energia contagiante (entusiasmo e superação), e envolvimento real (inspiração e conexão).

Gelli explicou que, para materializar estes pilares e seus atributos, a equipe da Tátil chegou aos três símbolos universais: o espiral, um ícone que traduz superação; o infinito, que representa a energia que flui, incessante, e o coração, que, em todas as culturas, tem significados positivos. “Ele é o centro vital, vibrante, pulsante.

Representa o espírito em movimento, que é o lema do movimento paralímpico”, resumiu. Todo o processo de desenvolvimento e aprovação da logomarca durou 10 meses.

Sir Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, da sigla em inglês), disse que assim que viu a logomarca, quis tocá-la. “E quando a toquei, ela começou a bater como um coração. Ela pode simbolizar várias coisas, mas principalmente o coração de todo atleta paralímpico, que pulsa com o espírito paralímpico. Ela é única e maravilhosa, ainda não tenho uma palavra para descrevê-la”, concluiu.

A apresentação

O espetáculo de apresentação da logomarca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 contou com um show de dança do Nós da Dança, com a participação de bailarinos do grupo de dança da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos. Logo após a apresentação, um filme de três minutos, com produção da Conspiração, foi exibido em telões instalados ao longo da Lagoa, apresentando jogos. Ao final da exibição, uma escultura da marca, com 4 metros de altura e 160 quilos, foi erguida por uma plataforma hidráulica ao lado do palco.

O filme

O filme da Conspiração que apresentou a logomarca foi dirigido por Andrucha Waddington, co-dirigido por Tomás Portela e teve direção-executiva de Claudio Henrique. A direção dos efeitos especiais e da animação da marca foi de Cláudio Peralta. Ele foi rodado em dois dias de filmagens, com uma equipe de 100 pessoas, em paisagens do Rio de Janeiro e locais que serão instalações dos Jogos Paralímpicos como o Velódromo e a Lagoa. Atores deram lugar a atletas de alto rendimento que simulam diante das câmeras suas jornadas diárias de treinos.

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