Mais marcas para sair do armário
Organização da 17ª edição da Parada LGBT, segundo evento que mais atrai turistas para São Paulo, conta com três patrocínios e defende que, ante o potencial de consumo desse público, poderia ter mais apoio
Organização da 17ª edição da Parada LGBT, segundo evento que mais atrai turistas para São Paulo, conta com três patrocínios e defende que, ante o potencial de consumo desse público, poderia ter mais apoio
Isabella Lessa
31 de maio de 2013 - 10h05
Sob o tema “Para o Armário Nunca Mais, União e Conscientização”, a 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT acontece neste domingo, 2, na avenida Paulista, em São Paulo. O evento é o segundo que mais atrai turistas para a capital paulista (o primeiro é a Fórmula 1) e terá como novidades a extensão da festa até a noite, show de Daniela Mercury patrocinado pela Empresa Baiana de Turismo (Bahiatursa) e a segurança reforçada ao longo do trajeto percorrido pelos carros-elétricos, medida tomada após os problemas da Virada Cultural deste ano na capital paulista.
Para esta edição, a organização conseguiu o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Petrobras e da marca de preservativos Olla, única companhia da iniciativa privada a apoiar oficialmente a Parada. Segundo Julian Rodrigues, responsável pelas atividades da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual, a prefeitura de São Paulo investiu R$ 1,85 milhão na estrutura do evento. A organização estima atrair quatro milhões de pessoas.
Segundo a vice-secretária da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Cláudia Regina dos Santos Garcia, não existe, por parte das companhias privadas, interesse em apoiar a causa. “O evento projeta para o mundo uma imagem de que São Paulo é uma cidade ‘gay friendly’, mas a postura das empresas demonstra o contrário”, critica.
Armários espalhados por diversos pontos da cidade, brincando com a expressão “sair do armário”, usada para assumir a homossexualidade, era uma ideia para a divulgação do evento que não foi concretizada por falta de verba. “Lamento, pois empresas em todos os lugares do mundo apoiam a causa. Essa resistência precisa ser quebrada”, diz Cláudia. De acordo com o portal iG, a Petrobras manteve a cota de R$ 200 mil, enquanto a Caixa reduziu de R$ 100 mil para R$ 50 mil o valor investido. Os preservativos Olla fecharam uma cota de R$ 50 mil.
Economia movimentada
Em evento recente, no qual a Bahiatursa apresentou as ações para divulgar a 12ª Parada Gay da Bahia na festa paulista, a presidente da Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat), Marta Chiesa, afirmou que a Parada de São Paulo movimenta R$ 360 milhões nas vésperas e no dia do desfile.
A São Paulo Turismo (SPTuris), entidade municipal de turismo e eventos, também divulgou nesta semana o potencial de consumo do público LGBT. De acordo com levantamento feito pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SPTuris, a movimentação financeira gerada em estabelecimentos gay friendly alcança R$ 3,2 milhões na semana da Parada, um valor quase três vezes maior do que em outros períodos. O levantamento aponta ainda que existem hoje 78 espaços voltados para o consumidor GLS ou que se destacam entre os frequentadores gays ou simpatizantes à causa da diversidade.
Outro dado divulgado é que, entre os turistas (mais de 50% dos participantes da festa), o gasto na capital paulista é, em média, de R$ 1,27 mil por 3,6 dias de permanência (estimativa feita sobre os números da Parada de 2012).
Festa
Como forma de promover os eventos para o público gay que acontecerão em Salvador (entre os dias 8 e 12 de setembro, que incluirá a Semana da Diversidade), a Bahiatursa bancou a vinda de Daniela Mercury para a Parada Gay de São Paulo. O jornal O Estado de S. Paulo informa que o valor investido é de R$ 120 mil.
No ano passado, a festa pelo orgulho gay em Salvador já havia sido divulgado no evento de São Paulo, mas com ações nos aeroportos e distribuição de folders e panfletos. Desta vez, o esforço é bem maior. Outra atração da Parada paulistana de 2013 é Ellen Oléria, vencedora do reality show The Voice Brasil, da TV Globo. Ao todo, desfilarão pela Parada 22 carros.
A marca Olla terá seus logotipos estampados nos trios elétricos e distribuirá preservativos e placas com frases divertidas, como “#tobege”, “#aloka” e #vivaapegação. Elas serão disponibilizadas para que os participantes tirem fotos e compartilhem as imagens pelas redes sociais.
A página oficial no Facebook é o principal meio de divulgação da Parada. Ela também divulgou os eventos que a antecederam como o 13º Gay Day e a 1ª Mostra de Cinema do Mês do Orgulho Gay, além da 13ª Feira Cultural LGBT, que aconteceu nesta quinta-feira, 30, no Vale do Anhangabaú.
Entre seus posts, a página da Parada destacou a música “Joga Arroz”, que reúne os ex-Tribalistas Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes em uma canção recém-lançada no site casamentociviligualitario.com.br, do deputado federal Jean Wyllis. Promete estar na festa.
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