Marcas apoiam atleta que assumiu ser gay
JetBlue, Absolut e Nike manifestaram apoio à decisão do jogador da NBA Jason Collins em tornar pública a sua homossexualidade
JetBlue, Absolut e Nike manifestaram apoio à decisão do jogador da NBA Jason Collins em tornar pública a sua homossexualidade
Meio & Mensagem
2 de maio de 2013 - 10h10
Por Nat Ives*, do Advertising Age
A JetBlue entrou na conversa sobre Jason Collns (o atleta do Washington Wizards, da NBA, que assumiu ser homossexual) ao postar no Twitter e Facebook agradecimentos por ele ter saído do armário. “Obrigado, Jason. Hoje somos todos da mesma equipe”, afirmou a mensagem.
A própria NBA e muitos jogadores e políticos expressaram sua admiração por Collins, cujo anúncio, na segunda-feira 29 de abril, fez dele o primeiro atleta em atividade de um dos quatro esportes mais populares entre os americanos a assumir que é gay. E a Absolut, que há tempos incluiu mensagens para os consumidores gays em seu marketing e apoia causas como o casamento homossexual, também usou o Twitter para tornar público o seu tributo: “Saudações a Jason Collins – a coragem personificada”.
Mas a maioria dos anunciantes sem uma conexão com Collins parecem ter evitado o tema. Algumas pessoas acusaram a JetBlue, uma companhia aérea sem qualquer tipo de relacionamento com a NBA ou Collins, de forçar a barra para transformar em oportunidade de marketing um momento histórico na luta pelos direitos dos gays.
“Dividido entre aplaudir a iniciativa e vê-la como uma jogada barata de marketing”, disse um internauta no Facebook. “Acho que não entendi o que a JetBlue tem a ver com esta história”, escreveu outro. “Por acaso Jason voa exclusivamente pela JetBlue ou algo do tipo? Por que o comunicado JetBlue? Quem se importa?”.
Enquanto alguns não concordaram com a messagem, outros amaram – e o sentimento se estendeu a JetBlue. “Não é sempre que replico tweets de marcas. Mas quando faço…”, enalteceu um terceiro usuário da rede social.
A Nike, que mantém contrato com Collins, manifestou suporte ao jogador. “Admiramos a coragem de Jason e estamos orgulhosos do fato de ser um atleta da Nike”, declarou um porta-voz, em comunicado oficial, se recusando a revelar se a marca incluiria Collins em breve numa nova campanha. “A Nike acredita em disputas desportivas nas quais a orientação sexual dos atletas não é levada em consideração.”
Uma porta-voz da JetBlue disse que a companhia aérea não está tentando patrocinar Collins. “Não temos conversa alguma com Jason Collins, mas, sim, o maior respeito por qualquer indivíduo que seja sincero consigo mesmo”, afirmou.
* Colaborou Michael McCarthy
Compartilhe
Veja também
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento
Em clima de nostalgia, O Boticário relança mini batons da década de 1990
Marca aposta na memória afetiva do público e conta com a atriz Claudia Ohana para apresentar o produto ao público