Marketing da Nestlé ganha reforço digital
Alexandre Waclawovsky, head de marketing digital da companhia, fala sobre a parceria recente com o IAB e os investimentos em inovação
Alexandre Waclawovsky, head de marketing digital da companhia, fala sobre a parceria recente com o IAB e os investimentos em inovação
Luiz Gustavo Pacete
13 de setembro de 2016 - 6h45
Não adianta um banho de loja tecnológico se não houver o olhar e a sensibilidade do profissional de marketing. A observação é de Alexandre Waclawovsky, head de marketing digital da Nestlé Brasil. Em entrevista ao Meio & Mensagem, o executivo fala da estratégia digital da companhia que acaba de fechar uma parceria com o IAB Brasil para dar início ao programa “Digital Champions” que consiste em treinamento digital de suas equipes de marketing.
“Vivemos num contexto em constante evolução e empoderamento tecnológico das pessoas, onde digital passou a ser uma competência essencial para profissionais de marketing e comunicação” afirma Waclawovsky. A parceria com o IAB prevê o treinamento de 40 colaboradores nesta primeira fase. “Precisamos formar senso crítico em todos os elos que compõem o ecossistema do mercado digital. Só assim teremos questionamentos maduros e consistentes que impulsionarão a criação de novos caminhos na comunicação interativa”, diz Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil.
Waclawovsky explica que o maior desafio atual da empresa é muito mais cultural do que técnico. “Temos que subir a barra e aumentar a capacidade dos profissionais de marketing de trabalhar num mundo digital ao invés de formar um exercito de marqueteiros digitais sem visão de marca. Não adianta fazer um banho de loja de tecnologia se não existir o olhar do marketing”, diz Waclawovsky.
Palavras-chave no digital da Nestlé: search, e-commerce, social media, mobile, conteúdo relevante e engajamento.
Sobre a discussão do digital como disciplina de marketing, Waclawovsky explica que não é mais diferencial, mas vital. “Assim como o inglês já foi importante para profissionais e hoje é natural, acontece com o digital. Áreas como search, social mobile e e-commerce são essenciais para entender os rumos do nosso mercado e para moldar o perfil dos profissionais de marketing de amanhã.” Questionado sobre a aproximação de startups por parte da Nestlé, Waclawovsky conta que elas são positivas desde que exista, de fato uma troca.
Startups: A Nestlé lançou recentemente a Henri@Nestlé, uma plataforma de inovação aberta que será o principal programa colaborativo global da empresa.
Sobre a produção de conteúdo de marca no mundo digital por meio do branded content, Waclawovsky afirma que esse será o pilar da comunicação em um mundo conectado. “As pessoas vão querer cada vez mais entretenimento e serviço como conteúdo relevante e nosso papel é entender quais são as prioridades dos consumidores e participar dessa conversa.”
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