Natal da Starbucks tem aroma de café
Rede de cafeterias também estimula suas vendas nesta época do ano com produtos sazonais e campanha que vai até 14 de janeiro
Rede de cafeterias também estimula suas vendas nesta época do ano com produtos sazonais e campanha que vai até 14 de janeiro
Roseani Rocha
20 de dezembro de 2013 - 9h29
As comemorações de Natal na rede Starbucks começaram no último dia 15 de novembro e vão até 14 de janeiro. É esse o prazo de duração das ações especiais de marketing da marca em suas 74 lojas no mercado brasileiro.
Todas as lojas, simultaneamente, ganharam uma roupagem especial, inclusive nos cardápios. Os tradicionais copos brancos, com a logomarca verde, cederam espaço para copos vermelhos com estampas natalinas – a cada ano, é criada uma nova ilustração.
O cardápio de Natal inclui o Christmas Blend, uma variedade criada especialmente para a data, que tem grãos envelhecidos de Sumatra e especiarias. Além disso, pelo terceiro ano, a rede também vende panetones (o que só acontece no mercado brasileiro) e itens como os Gingers (biscuits em formato de árvore de Natal), copos especiais e mini pacotes de café moído, para gerar experimentação junto aos consumidores. Mas de tudo isso, o panetone tem se destacado.
“Se a gente não faz o panetone impacta muito o resultado de dezembro, comparado ao ano passado. É uma venda bem expressiva já. A gente mandou para o pessoal de Seattle, para Miami, México, todo mundo amou e já está buscando ideias para aproveitar alguma coisa parecida”, afirma Renato Grego, diretor de marketing da Starbucks no Brasil.
Entre as bebidas prontas, duas especiais, nas versões quente e frapuccino (gelada) também aquecem as vendas no período: o Floresta Negra Mocca e o Cranberrie Chocolate Branco.
As ações de marketing com foco no ponto de venda são responsabilidade da agência Rái, que também está ampliando sua participação no atendimento ao cliente cuidando da presença digital da marca. Além de anunciar em portais, a Starbucks se comunica, principalmente com o público jovem, por meio dos seus canais em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.
No mês de dezembro também patrocinou, pela primeira vez, o programa Morning Show, da rádio Jovem Pan. O objetivo é aumentar o tráfego nas lojas também no período da manhã.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros