Obcecado pelo ROI? Olhe no Apple Watch
Aplicativo desenvolvido pela Marketing Evolution permite ao CMOs monitorar desempenho das marcas
Aplicativo desenvolvido pela Marketing Evolution permite ao CMOs monitorar desempenho das marcas
Meio & Mensagem
2 de junho de 2015 - 2h05
(*) Por Jack Neff, do Advertising Age
O retorno sobre investimento (ROI, na sigla em inglês) se tornou uma obsessão para muitos anunciantes. Agora alguns podem checar esses dados tão frequentemente quanto olham as horas ou qualquer outra coisa em seus Apple Watch, e receber notificações quando as coisas não vão de acordo com o planejado.
A empresa de análises Marketing Evolution desenvolveu um app para o Apple Watch que permite o monitoramento constante e emite alertas para tudo o que rastreia, desde variação na receita até o tempo em Denver. A empresa começou o teste com dez pessoas e espera tornar a tecnologia acessível até o fim do ano, segundo o CEO Rex Briggs.
“Nós queremos mostrar a saúde da marca da mesma forma que você pode monitorar sua própria saúde”, afirma. O Apple Watch se conecta com o que a Marketing Evolution chama de ROI Brain. Ele pode ser programado para mandar um alerta se os dados coletados sugerirem que as vendas não estão subindo de acordo com o planejado. “Assim você pode intervir rapidamente para o negócio voltar à linha”, pontua.
Isso pode significar comprar mais ou menos mídia digital, TV ou outdoor baseado no que o ROI diz. De qualquer forma, o aplicativo é útil se alguém perguntar como está indo a campanha. “Você pode olhar para o seu Watch e falar, ‘está indo muito bem. Estamos tendo US$ 1,85 de ROI, o que é 30% a cima da média’”, conta. Bom, pelo menos os anunciantes esperam poder falar isso.
Nos testes iniciais, os clientes são separados entre aqueles que querem receber alertas 24 horas por dia e os que preferem somente na hora do trabalho. Alguns ainda
estão esperando o relógio chegar, devido à falta de estoque. A maioria dos clientes é da área de serviços financeiros.
Você pode simplesmente usar o Watch para checar eventualmente o que está acontecendo no seu plano de marketing, da mesma forma que o Apple Health pode mostrar quantos passos você deu e quantas calorias você queimou. Os mesmos gráficos podem ser colocados em televisões no departamento de marketing ou no smartphone, o que pode ser mais prático em reuniões.
(*) Traduzido por Mariana Stocco
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros