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Petrobras na luta contra inatividade física

Empresa se une ao projeto Desenhado para o Movimento, criado pela Nike há dois anos e lançado no Brasil esta semana


11 de dezembro de 2013 - 9h16

A Petrobras ingressa na luta contra a inatividade física, considerada uma epidemia global, e se une ao projeto Desenhado para o Movimento (Designed to Move), criado há dois anos pela Nike e lançado no Brasil esta semana durante a Clinton Global Initiative América Latina. A empresa será uma líderes do movimento no País juntando-se à fabricante de artigos esportivos nos estudos das causas e principais problemas relacionados ao sedentarismo infantil. A iniciativa busca ainda incentivar a prática de atividades físicas entre crianças. 



O relatório do movimento aponta que as crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina. De acordo com os dados levantados, seguindo a tendência atual, em 2030 os brasileiros serão 34% menos ativos do que eram em 2002. A questão é preocupante já que este comportamento acarretará uma redução na expectativa de vida, com um custo para o país de US$ 11,8 bilhões por ano. O problema da inatividade física atingiu proporções epidêmicas e cresce a uma velocidade alarmante nos mais diversos países. 



A Petrobras já tem um sólido trabalho na área esportiva, patrocinando desde 2010, por meio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, 51 projetos no segmento de esporte educacional, com destaque para os Centros de Referência Esportiva no Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em novembro de 2013, ela reforçou o seu apoio ao esporte com o lançamento do Prêmio Petrobras Esporte Educacional, que visa identificar, premiar e certificar experiências pedagógicas no segmento.

"Historicamente apoiamos projetos capazes de contribuir para a democratização do acesso de crianças e adolescentes ao esporte, e agora estamos unindo esforços aos diferentes setores da sociedade com o propósito de ampliar o acesso ao esporte, e reverter o quadro de epidemia de inatividade física", comenta Gabriela Peixinho, coordenadora de Investimentos Sociais da Petrobras.

Além da Nike, também são parceiras do projeto Desenhado para o Movimento o Ministério do Esporte, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Ministério da Saúde e Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outros. 

Esta iniciativa foi criada há dois anos pela Nike e 70 organizações internacionais para compreender as causas e principais problemas relacionados ao sedentarismo infantil e incentivar a prática de atividades físicas entre crianças.  

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