Petrobras patrocina mapa cultural do Rio
Mapeamento inédito da área no estado fluminense conta com material impresso, portal e aplicativos para celular e tablet
Mapeamento inédito da área no estado fluminense conta com material impresso, portal e aplicativos para celular e tablet
Teresa Levin
9 de julho de 2014 - 10h32
A Petrobras é a patrocinadora do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, uma enciclopédia sobre a área no estado fluminense. A iniciativa inclui um guia impresso, além de um portal com 120 vídeos documentários; 3,5 mil verbetes e oito mil fotos sobre as riquezas culturais dos 92 municípios do Rio. O projeto, da Secretaria de Estado de Cultura, tem produção e conteúdo da Diadorim Ideias.
Para a sua confecção, o Mapa de Cultura contou com um trabalho de reportagem realizado por equipes de pesquisadores, jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas. Eles percorreram todo o estado em duas etapas, em 2011 e 2013. O projeto mapeou os patrimônios material e imaterial, os espaços culturais, a agenda cultural fixa e os grupos artísticos de cada cidade. Também foram registrados personagens relacionados à cultura local. Entre as atrações apresentadas estão a Feira das Yabás e o Theatro Municipal, além de diferentes patrimônios da capital carioca.
O material está disponível em português e inglês. Também foram desenvolvidos aplicativos para tablet e celular, criados com o apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros