Assinar

Samsung unificará conteúdo para todas as telas

Buscar

Samsung unificará conteúdo para todas as telas

Buscar
Publicidade
Marketing

Samsung unificará conteúdo para todas as telas

Empresa criou centro de soluções de mídia para desenvolver e reunir apps e widgets para smartphone, tablet, notebook e TV numa só plataforma


27 de novembro de 2013 - 4h02

A Samsung anuncia a criação da unidade Media Solution Center (MSC) para a América Latina, ou centro de soluções de mídia, comandada pela vice-presidente Fiamma Zarife (ex-Oi e ex-Claro). Essa unidade começa a unificar numa só plataforma, chamada Samsung Hub, todo o conteúdo que, inicialmente, estará disponível para dispositivos da família Galaxy (smartphones e tablets) e que deve, posteriormente, chegar às smart TVs da marca e também aos notebooks.

Inicialmente, pelo menos dez smartphones e tablets terão, até o final deste ano, o Samsung Hub, que inclui conteúdos como música (com parceiros como Warner, Sony e gravadoras independentes), vídeos (com parceiros como Warner, Paramount, Fox e Disney), livros (Saraiva, entre outros), ensino (TV Escola, Hipersaber, Impacta) e jogos (entre os parceiros, estão a EA, Sega e Gameloft). “Cerca de 80% dos downloads são concentrados em menos de 100 aplicativos (apps)”, afirma Fiamma, para explicar que a tendência, observada em pesquisas internas, é que os smartphones não saiam mais de fábrica embarcados com dezenas de apps que não interessam ao usuário. A alternativa é dar ao consumidor a possibilidade de escolher os apps por meio da Samsung Hub. É o modelo de negócios da rival Apple, que permite a integração de seus dispositivos – iPhone, iPad, iPod e computadores – com o conteúdo.

Fiamma diz que o mercado de conteúdo brasileiro deve chegar a US$ 1,5 bilhão este ano, com crescimento estimado em 20% ao ano até 2017, ancorado na expansão da base de smartphones e no uso de dados. Globalmente, até o final deste ano, a Samsung terá investido US$ 10 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Parte desses recursos está destinada ao Brasil e América Latina. No Brasil, por exemplo, a nova unidade abrirá um estúdio de jogos em Manaus (AM), onde a empresa já mantém fábrica, para capacitação de desenvolvedores locais e criação de games com potencial para serem vendidos local e globalmente.

A executiva afirma que a meta da Samsung é estar entre as Top 5 no ranking global Interbrand até 2020 (era a 17ª. em 2011 e este ano chegou à 8ª. posição). Para isso, deve reforçar o conteúdo, anunciar uma parceria com o Twitter (que já está fechada) e fazer campanha digital para divulgar a nova plataforma de conteúdo Samsung Hub. No Brasil, a Samsung é atendida pelas agências Cheil e Leo Burnett.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também