VW mantém vendas um mês após escândalo
Revendedores da montadora de origem alemã estão relatando resultados conflitantes
Revendedores da montadora de origem alemã estão relatando resultados conflitantes
Meio & Mensagem
22 de outubro de 2015 - 8h11
Por Ryan Beene, para o Advertising Age
Não é tão ruim assim, considerando tudo. É isso o que os revendedores da Volkswagen estão dizendo sobre as vendas da marca nos Estados Unidos no momento em que o escândalo da emissão de diesel entra em seu segundo mês.
A impossibilidade de comercializar veículos a diesel depois da ordem de paralisar as vendas está tendo seu custo, mas os revendedores dizem que ainda não viram um êxodo dos consumidores de suas lojas graças aos incentivos ao consumidor. “Não é um colapso, mas os negócios não estão como sempre,” disse Mike Sullivan, presidente da rede de revendedores LAcarGUY, que tem duas lojas da VW na grande Los Angeles.
Para ter crescimento em vendas na comparação com outubro do ano passado, a marca precisaria de uma alta de 16% em relação às vendas de setembro, sem ter o benefício da venda dos carros a diesel. A revendedora da VW de Sullivan em Hawthorne, Califórnia, está prestes a alcançar seu nível mensal de vendas, entre 135 e 140 novos modelos. A maior loja dele da VW em Santa Monica teve um começo mais lento, chegando ao fim do mês com uma queda de cerca de 30% em seu nível normal de 200 novos carros vendidos por mês.
“É um pouco menos, mas não tem ninguém boicotando as lojas”, disse Sullivan. Os revendedores da VW por todo o país estão relatando resultados conflitantes para as duas primeiras semanas de outubro, que eles alegam serem mais fracas do que a segunda metade do mês.
Para superar as vendas na comparação ano a ano, a marca precisaria de um pequeno milagre. Em outubro passado, a VW vendeu 30.312 veículos, uma alta de 7,8% em relação ao mesmo mês de 2013. Para bater esse total agora, os revendedores precisariam impulsionar suas vendas em 16% em relação a setembro, e fazer isso sem os modelos movidos a diesel, que são responsáveis por cerca de 20% das vendas da Volks nos Estados Unidos neste ano.
Enquanto isso, o interesse da montadora em compradores de carros online está diminuindo. A consideração e a intenção de compra dos veículos da VW no edmunds.com, já em declínio este ano, chegou aos níveis mais baixos de todo o ano na semana passada, de acordo com o site de venda de carros. Desde que as violações de emissões da foram anunciadas pela EPA no dia 18 de setembro, o tráfego de marca no kbb.com caiu 13% em comparação com o mesmo período do ano passado.
No truecar.com, o tráfego global da VW entre os dias 4 e 10 de outubro caiu 9% em comparação com a taxa média semanal de dois meses antes do escândalo, uma flutuação maior do que a normal, diz Eric Lyman, vice presidente de insights da indústria da TrueCar. O interesse em modelos a diesel da empresa, ainda parado por conta da ordem da marca de paralisar as vendas, despencou 57% durante o mesmo período.
Mesmo assim, os revendedores estão vendo o suficiente de movimento nas lojas este mês para assegurar o resultado. Na Herzog-Meier Volkswagen, em Beaverton, Oregon, o diesel responde por 30% da venda mensal de veículos, de acordo com Chris Meier, o principal revendedor. Mas com aqueles modelos que estão fora do mercado agora, a venda dos carros movidos à gasolina estão se reestabelecendo e, se o momento atual da loja continuar, ele espera terminar o mês com um pequeno lucro líquido em comparação com outubro de 2014.
Uma grande atração é o dilúvio de dinheiro de incentivo da Volkswagen americana para ajudar a proteger os revendedores da crise que engloba a marca e a sede da empresa na Alemanha. A VW passou a oferecer um incentivo de US$ 2 mil no programa de lealdade a partir de 1º de outubro, valor que poderia ser usado no aluguel ou financiamento de qualquer novo carro da VW à gasolina ou híbrido.
O incentivo deu ânimo às duas revendedoras da VW do Open Road Auto Group durante o primeiro fim de semana do mês, disse Michael Morais, presidente da Open Road. Durante as duas primeiras semanas, as vendas subiram na sua loja em Bridgewater, e na unidade de Manhattan, em comparação com outubro anteior. Os veículos a diesel são responsáveis por uma parcela menor das vendas da VW pela Open Road do que a média nacional, Morais explica.
“Nós estamos nos trilhos, e os programas estão definitivamente funcionado”, disse Morais, lembrando que os consumidores podem financiar um novo Passat Sedan de tamanho médio por quase a mesma quantia mensal que o aluguel de um Honda Civic. “Nós estamos fazendo negócios, e estamos fazendo dinheiro”.
A disponibilidade limitada dos crossovers VW está tendo tanto impacto nas vendas quanto o escândalo do diesel, se não mais, diz Chris Curran, presidente da Curran Volkswagen em Stratford. Curran diz que suas vendas até o meio do mês foram estáveis em comparação com outubro do ano passado, mas podem cair no fim do mês. Os estoques do carro compacto Jetta, do crossover compacto Tiguan e do Passat 2015 estão acabando, e o Passat 2016 com novo estilo e tecnologia de conectividade está a meses de distância.
Esses fatores, somados com o grupo relativamente limitado de proprietários de Volkswagen na região a serem atraídos com o bônus, fez com que as vendas na Hendrick Volkswagen Frisco no subúrbio de Dallas caísse logo no começo do mês, aponta Alan Brown, o gerente geral da revendedora e presidente do conselho nacional dos revendedores da VW. Brown disse que as vendas estão caindo a um terço da média de 90 VWs novos que ele vende por mês em Frisco, “significativamente menos” do que ele tem visto nos últimos meses na loja, que tem menos de um ano. “A lealdade do proprietário está ajudando de verdade o revendedor que tem uma base de clientes. Eu não tenho tanta ação porque não tenho tantas pessoas”, afirma Brown.
Na semana passada, a Volkswagen anunciou novos programas de diversidade para concessionárias em nível regional e de revenda para ajudar a aumentar a demanda. Ela também criou um bônus de US$ 2 mil para gasolina que os revendedores poderão oferecer aos consumidores que pagaram por carros diesel que não puderam ser entregues por causa da paralisação das vendas.
Os revendedores também estão ansiando para ouvir como e quando a Volkswagen poderá corrigir seus motores a diesel irregulares na reunião nacional da marca nesta quinta, 22, e para que os executivos da companhia possam oferecer uma imagem mais clara do que se deve esperar nos próximos meses.
Por enquanto, Sullivan, da LAcarGUY, acredita que a VW “está se recusando a dizer outra coisa que não seja que eles estão trabalhando em várias coisas. Eles têm que começar a dizer algo mais profundo e específico”.
Ryan Beene é repórter da Automotive News
Tradução: Odhara Caroline Rodrigues
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