No Twitter, Argentina lidera Copa América
Levantamento do microblog mostra que a primeira fase do torneio rendeu um total de 7,3 bilhões de impressões
Levantamento do microblog mostra que a primeira fase do torneio rendeu um total de 7,3 bilhões de impressões
Meio & Mensagem
23 de junho de 2015 - 12h11
Um balanço divulgado pelo Twitter mostra que a primeira fase da Copa América, que acontece no Chile desde o dia 11 de junho, rendeu um total de 7,3 bilhões de impressões no microblog. O número contempla a quantidade de vezes que mensagens relacionadas à Copa América foram visualizadas pelos usuários da rede social.
Em relação às seleções mais comentadas, a Argentina liderou a primeira fase. O Brasil ficou em segundo lugar. Colômbia, Chile e Venezuela completam o top 5.
Em relação aos jogadores mais citados pelos usuários do Twitter, o Brasil lidera representado por Neymar, que por conta de uma suspensão deixou a concentração da equipe, no Chile. Ele foi o atleta mais comentado na primeira fase do torneio. Lionel Messi, o astro do time argentino, ficou em segundo lugar, seguido de Carlitos Tevez, também da Argentina e James Rodríguez, da Colômbia.
A polêmica partida entre Brasil e Colômbia, na quarta-feira 17, que terminou com um grande desentendimento entre os jogadores e resultou na suspensão de Neymar, foi o jogo mais comentado dessa primeira fase. Na sequência, aparece a disputa entre Argentina e Uruguai.
Consumo no mobile
A Copa América também está impulsionando o uso de dados via mobile no Brasil. O acesso às redes sociais pelo smartphone e o uso de aplicativos para compartilhamento de conteúdo elevou em 40% os gastos com pacotes de internet. Levantamento realizado pelo aplicativo Weplan, especializado no controle de consumo móvel e economia telefônica, mostra que ferramentas como Twitter, Instagram e Facebook estão entre as preferidas dos usuários.
Desde o início do torneio, foram gerados 325,6 mil tuites com a hashtag #CopaAmerica2015. No Instagram, foram compartilhadas mais de 9 mil fotos com a mesma hashtag e no Facebook, realizados cerca de 300 mil interações de usuários brasileiros com comentários sobre os jogos. Até esta segunda-feira 22, a hashtag #CopaAmerica já impactou 2.7 milhões de pessoas em todo o mundo, enquanto a hashtag #Chile2015 chegou a 93.267 usuários.
No caso do Brasil, o aumento da interação nas redes relacionada ao torneio vem sendo estimulado pelos principais veículos que cobrem o torneio. O Portal Terra, por exemplo, fechou uma parceria com o Twitter para vincular o conteúdo produzido na plataforma também em seu portal. Além disso, as marcas estão ativando as principais hashtags na hora do jogo. Durante as partidas do Brasil, empresas como Claro, General Motors, Santander e Tam aproveitam para interagir com seus clientes em temas relacionados ao jogo. No mundo, o torneio é visto em 186 países.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King