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Crise econômica aumenta consumo de AVODs

Diante do aumento no custo de vida, assinantes de SVOD consideram cancelar assinaturas e mudam seu foco para serviços gratuitos


28 de fevereiro de 2023 - 6h00

Na pesquisa “A Publicidade na Incerteza Econômica – O Papel do AVOD”, a Rakuten Advertising mapeou hábitos de consumo de plataformas de vídeo on demand gratuitas e com publicidade, os AVODs, comparado com streamings que contam com assinaturas, mas não necessariamente oferecem anúncios aos usuários (SVODs).

 

Pesquisa indica aumento da preferência por serviços de AVOD (Crédito: Shutterstock)

Pesquisa indica aumento da preferência por serviços de AVOD (Crédito: Shutterstock)

O estudo envolveu pesquisa com 400 consumidores de 18 a 45 anos em todo o Brasil. A partir desse grupo, é possível notar nitidamente o avanço do streaming na rotina dos consumidores. Cerca de 76% assistem a plataformas de video on demand mais do que outros canais de video.

Consumo de AVODs comparado ao de SVOD

Todos os entrevistados assinam ao menos um serviço de streaming. Desses, 34% têm mais de três assinaturas pagas. Porém, essa realidade pode não se sustentar por muito tempo.

Dos entrevistadosm 76% afirmam consumir mais AVOD do que demais plataformas e esse consumo tende a crescer: 75% dizem que irão assistir mais AVOD por conta da crise econômica, que aumentou o custo de vida, e outros 31% irão cortar assinaturas pagas pelo mesmo motivo.

Ainda na seara da economia, 60% dos respondentes compartilham assinaturas para dividir os custos. O público de 25 a 34 anos tem esse hábito como mais predominante.

Publicidade no AVOD

A maioria dos entrevistados (45%) preferem anúncios relevantes com base em seus interesses, enquanto 40% preferem anúncios de marcas com as quais já se relacionam. Há, ainda, a preferência por anúncios mais curtos e frequentes (39%), interrompíveis (37%), e engrçados, envolventes e divertidos (36%).

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