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“Game virou linguagem global e interativa”

Alessandro Sassaroli, head de parcerias do YouTube Gaming para América Latina, fala sobre o crescimento do mercado de jogos no Brasil


6 de junho de 2017 - 8h46

Em uma velocidade cada vez maior, a indústria de games cresce e vem se mostrando como promissora para o ambiente das marcas. Diferentemente dos conceitos e estereótipos sobre o setor, antes tratado como nicho, os games vêm se popularizando e atraindo públicos cada vez mais diversos.

 

Alessandro Sassaroli, Gerente de Parcerias do YouTube Gaming para América Latina (Crédito: Divulgação)

Pesquisa recente da Sioux, feita em parceria com a Blend New Research, da ESPM, com quase três mil pessoas em todo o Brasil, mostra presença relevante do game em toda a população e não apenas entre os jovens. Além disso, o gamer brasileiro é multiplataforma, 74% jogam em mais de um dispositivo sendo o smartphone o mais popular usado por 77,9% dos entrevistados.

Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 6,1% dos entrevistados se consideram “hardcore gamers”. A maioria se identifica como consumidor casual, que utiliza os jogos somente como forma de entretenimento, 54,1%. Segundo a PWC, os games movimentaram US$ 1,6 bilhão, em 2016, no Brasil, e o País já deve ultrapassar o México, este ano, e alcançar a liderança do mercado na América Latina.

A relevância do Brasil neste contexto desperta a atenção de players importantes como o Google, que possui a plataforma YouTube Gaming e está investindo na aproximação com os fãs de games no Brasil. Ao Meio & Mensagem, Alessandro Sassaroli, head de parcerias do YouTube Gaming para América Latina, comenta o que considera os principais motivos pelo qual as marcas devem se interessar por esse mercado. Em maio, Sassaroli acompanhou os criadores do canal The Game Theorist, um dos maiores do gênero nos EUA, em uma viagem pelo Brasil. O objetivo foi a dublagem de todos os vídeos do canal em português.

O crescimento do mercado de games
O que tanto tem nos feito ouvir e ler sobre games se resume a três principais pontos. O primeiro é a tecnologia e tudo que ela proporciona de experiência para o mundo dos games. O segundo são as narrativas e a qualidade de histórias e interatividade dos jogos atualmente. E por fim, a conectividade, que tem colocado milhões de pessoas ao redor do mundo para competir. O game tornou-se uma linguagem global e cada vez mais interativa. Haja vista os torneios de League of Legends, Warcraft e outros. Vejo o game muito mais como mainstream do que como algo de nicho. Por exemplo, no Brasil, de acordo com o YouTube Insights, são mais de 40 milhões de pessoas que usam mensalmente o YouTube para consumir conteúdos de games.

O game no Brasil
O Brasil é um dos mercados de games que mais crescem no mundo e a uma velocidade impressionante. Isso desperta o interesse de grandes players e plataformas. Nosso objetivo aqui não é pontual, o objetivo é aproximar-se, criar parcerias e desenvolver projetos de longo prazo. Essa viagem ao Brasil foi boa para os responsáveis pelo The Game Theorist se aproximarem de um mercado tão importante.

Oportunidades para as marcas
É absolutamente rico o universo de oportunidades que os games trazem para as marcas. Eventos, patrocínios, interação e a ação de marcas dentro dos jogos. Se você comparar a capacidade de interação comparada com plataformas tradicionais como TV, é impressionante. O ambiente dos games é rico em engajamento e paixão. Já observamos ações de marcas maduras como Coca-Cola e diversas outras empresas atuando nos mais diversos formatos. Vale destacar o tíquete médio relacionado ao consumo de games (consoles, computadores, jogos, assinaturas etc.) é alto e, momentos como Carnaval (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda etc.), Futebol, Automobilismo, Esportes Olímpicos, entre tantas outras propriedades do entretenimento e esportes já têm seus “donos”. No mundo do games (em especial, e-Sports) isso ainda não foi percebido com a devida atenção pelas marcas.

Cuidados na comunicação
O game envolve paixão e por isso é importante o cuidado ao trabalhar neste contexto. A inserção da marca precisa ser orgânica. Ela não pode interromper a experiência, não deve ser intrusiva, deve ser espontânea.

YouTube x Twitch
O que temos hoje de diferencial com a plataforma da Amazon é o vasto catálogo que oferecemos de conteúdo e formatos disponíveis. No YouTube Gaming é possível encontrar tudo no mesmo lugar, desde streaming, passando por trailers, conteúdo e várias outras formas de conteúdo para esse público.

Tendências no mercado de games
Ainda vamos ver muito avanço em termos de tecnologia nesse mercado. Realidade virtual é um dos temas em alta e ela vem sendo responsável por ampliar a qualidade da experiência. Muita gente já testa e cria conteúdo neste formato e é algo que só tem a crescer. É claro, destacamos também o crescimento do conteúdo mobile, já que mais da metade das visualizações do YouTube no geral é feita em dispositivos móveis.

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