Terra cobrirá o Pan com 13 canais
O projeto de internet broadcaster do portal para Guadalajara inclui novidades, como o recurso ?picture in picture?
O projeto de internet broadcaster do portal para Guadalajara inclui novidades, como o recurso ?picture in picture?
Edianez Parente
20 de setembro de 2011 - 1h25
O Terra apresentou nesta terça-feira, 20, os detalhes de sua cobertura do Pan-Americano de Guadalajara, que acontece no México a partir de 14 de outubro e ao longo de 19 dias.
Com a experiência de quem já transmistiu 632 eventos diferentes em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, o portal preparou para o evento 13 canais de vídeos diferentes, para dar conta das competições simultâneas.
Um dos itens de inovação nesta transmissão será a superposição de telas, o chamado recurso “picture in picture”, com a possibilidade de ampliação de cada uma das divisões. Também há a narração sobreposta.
Ainda, haverá video on demand, dando ao internauta a possibilidade de de selecionar e ver os vídeos disponíveis. “Este é o nosso projeto Rumo a 2012, de 20 meses, que começou em janeiro de 2011 e vai até as Olimpíadas de Londres 2012, com espaço dedicado à cobertura da agenda de esportes olímpicos, com os torneios classificatórios, o pré-olímpico, e toda uma série de eventos”, afirmou o diretor geral do Terra, Paulo Castro.
Nos canais, haverá versões para formato em standard ou alta definição, o HD. “Na transmissão do show do Paul McCartney (em junho último), por exemplo, 30% dos acessos foram em HD”, revelou Paulo Castro, acreditando que, com o Pan, o Terra tem potencial de ter mais espectadores em HD do que a própria televisão a cabo. Vale lembrar que os canais de esportes da TV por assinatura não adquiriram os direitos de transmissão do Pan, que será, além do Terra, também da TV aberta, com a Rede Record e Record News.
Paulo Castro justifica sua estimativa: “A média nacional de conexões é de 1,5 Mega e mais de 50% dos domicílios com banda larga no Brasil já têm mais de 2 Mega”.
Os patrocinadores do Pan no Terra são P&G, Vivo, McDonalds,Alpargatas, Sadia e Bradesco – todos também estarão na cobertura de Londres 2012. Haverá nos Jogos Olímpicos mais três cotistas, que ainda não foram anunciados. Trata-se de um projeto comercial total no valor de R$ 200 milhões.
Para o evento do México, o Terra deslocará 80 profissionais e contará com estúdio de 200 metros quadrados – a cobertura inclui toda a América Latina e também o mercado doméstico dos Estados Unidos.
Monica Esperidião, do marketing esportivo da Vivo, afirmou que, para a marca, que patrocina o futebol da Seleção Brasileira, o Pan é um oportunidade de se aproveitar estes patrocínios, incluindo a seleção feminina. “Conseguimos divulgar os nossos serviços atrelados aos esportes. Para nós, é muito importante com a série de ventos esportivos que haverá no País”. A Vivo também patrocinou o Pan de 2007 no Terra.
Mariana Mizumoto, da P&G, diz que a empresa – que é patrocinadora global dos Jogos Olímpicos de Londres -, vê na internet “hoje o conceito da melhor tela, onde há um complemento na comunicação”. Eduardo Bernstein, da Sadia, conta que a marca também participou das transmissões do Terra do Pan de 2007, no Rio. “Vemos uma evolução muito grande em toda a tecnologia ao consumidor. Estamos animados por conta desses eventos com a aderência da internet nos próximos anos”.
A transmissão do Terra inclui as plataformas mobile – tanto smartphones quanto tablets. Nas TVs conectadas, ainda não há transmissão ao vivo, por questões tecnológicas. A opção para o mobile foi o HTML5, não sendo portanto necessário o uso de aplicativos. “Nossa cobertura é multiplataforma, trazendo toda a riqueza da web no celular e respeitando cada tela”, finaliza Paulo Castro.
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