TTV amplia análise e The Voice reina
Empresa passa a considerar também o Facebook para medir o buzz dos programas televisivos nas redes sociais; reality musical da Globo quebra recordes e lidera o volume de comentários
Empresa passa a considerar também o Facebook para medir o buzz dos programas televisivos nas redes sociais; reality musical da Globo quebra recordes e lidera o volume de comentários
Bárbara Sacchitiello
17 de dezembro de 2013 - 8h48
Consagrado como a sala de estar virtual preferida para as pessoas trocarem impressões e comentários acerca do que está passando na TV, o Twitter vem começando a dividir essa função com outra rede social. Ao notar que nas timelines do Facebook também vem aumentando o número de comentários sobre as atrações televisivas, a Tuilux, empresa responsável pela elaboração do ranking TTV, decidiu incluir a rede de Mark Zuckerberg em suas mensurações.
“Observamos um forte crescimento da utilização do Facebook para postagens e comentários sobre os programas de TV. Essa é uma tendência que deve aumentar, refletindo também nas estratégias de comunicação das próprias emissoras e, mais tarde, das marcas”, explica Helder Knidel, CEO da Tuilux. A partir deste ranking, referente ao período entre os dias 9 e 15 de dezembro, toda a análise do TTV contemplará os comentários gerados no Twitter e no Facebook. Para esse cálculo, a empresa analisa todas as postagens das redes sociais feitas pelos usuários com perfil público.
Apesar da inclusão desses novos dados, o topo do ranking desta semana não teve alteração em relação ao anterior. “Percebemos que as atrações que tendem a gerar buzz no Twitter são as mesmas no Facebook, como os realities, novelas e transmissões esportivas”, observa Knidel. Assim como aconteceu na semana anterior, o The Voice Brasil lidera a lista dos programas de televisão mais comentados, com índices bem expressivos. De acordo com a Tuilux, enquanto o programa estava no ar – na última quinta-feira, 12- ele obteve um share de 0,95, dentro da estatística da companhia. Isso significa que, entre todas as pessoas que comentavam a respeito de qualquer programa de TV nas redes sociais naquela noite, 95% estavam falando sobre o The Voice Brasil. Desde que começou a mensurar a repercussão das atrações, a Tuilux só encontrou tal repercussão no final de Avenida Brasil, a novela de maior sucesso dos últimos anos.
Após o reality, o segundo e terceiro lugar permaneceram os mesmos. Amor à Vida, da Globo, continua atraindo a atenção, bem como o programa Pânico na Band, impulsionado pela expectativa em relação à saída de Sabrina Sato, uma de suas principais integrantes. Confira o ranking da TV aberta:
1- The Voice Brasil (Globo)
2- Amor à Vida (Globo)
3- Pânico na Band (Bandeirantes)
4- Festival Promessas (Globo)
5- Eliana (SBT)
6- Encontro com Fátima Bernardes (Globo)
7- Domingão do Faustão (Globo)
8- Além do Horizonte (Globo)
9- Globo Repórter (Globo)
10- Pecado Mortal (Record)
TV Paga
Os fã-clubes conseguiram, mais uma vez, impulsionar uma atração para o topo do ranking da TV Paga. A atração Viva o Sucesso, do canal Viva, rendeu a maior repercussão da semana por conta da participação do cantor Luan Santana, motivando um grande volume de postagens dos fãs. Em segundo lugar também aparece um programa musical: o TVZ, do Multishow. Os sorteios dos grupos que disputarão a Taça Libertadores em 2014 também chamou a atenção, colocando o SporTV e a Fox Sports no ranking.
Veja a lista da TV Paga:
1- Viva o Sucesso (Viva)
2- TVZ (Multishow)
3- The Vampire Diaries (MTV)
4- The X Factor (Sony)
5- Os Simpsons (Fox)
6- Coletivation (MTV)
7- South Park (MTV)
8- MTV Pocket (MTV)
9- Sorteio Libertadores – Ao Vivo (Fox Sports)
10- Sorteio Libertadores (SporTV)
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