5G e o desafio da monetização
Transformando ideias em novos negócios
Transformando ideias em novos negócios
28 de fevereiro de 2023 - 12h11
Foram anos de muita pesquisa e desenvolvimento para que pudéssemos chegar até aqui e ver o 5G tornar-se realidade. No Brasil, a implementação das redes comerciais conectadas no 5G Standalone (que permite usar todas as funcionalidades da nova tecnologia) começou em julho do ano passado e a expectativa do mercado só cresce.
Desde o início, os consumidores finais não escondem a ansiedade por experimentar o 5G na palma da mão. Mas, como temos falado, os benefícios dessa nova plataforma de inovação vão muito além, com alto impacto positivo no setor B2B.
E, quando abordamos esse tema junto aos nossos clientes, clientes dos nossos clientes, membros da comunidade acadêmica, agentes públicos e privados, e todos os demais atores que compõem o ecossistema da inovação tecnológica, uma pergunta ainda movimenta bastante as rodas de discussão: como aproveitar todo o potencial do 5G para registrar novas receitas?
Esse tem sido um tema chave para nós e, já no primeiro dia de MWC em Barcelona, nossos especialistas da Ericsson compartilharam recomendações e dicas práticas de como monetizar o 5G.
À medida que o mercado amadurece, já vemos avanços interessantes capitaneados pelos 5G Pacesetters – empresas que sairam na frente na implementação do 5G. Segundo o Ericsson Mobility Report, nos 20 principais mercados 5G no mundo, houve uma tendência positiva de crescimento da receita desde o início de 2020, que se correlaciona claramente com o aumento da penetração de assinaturas 5G. As ofertas de banda larga móvel com maior desempenho e melhor experiência para o cliente continuam sendo o principal gerador de receita. Em seguida, destaque para o FWA – acesso fixo sem fio – que se confirma como um novo caso de uso de 5G muito potente para geração de novos negócios. Cerca de 50% das redes 5G comerciais ativas usando tecnologia Ericsson contam com ofertas comerciais de 5G FWA.
Além disso, nossos especialistas destacam oportunidades adicionais de crescimento de receita 5G para provedores de serviços, divididas em três áreas principais:
• estendendo o alcance da conectividade principal para novos segmentos – por exemplo, redes de missão crítica, usando conectividade celular altamente segura, confiável e resiliente para serviços e segurança pública;
• focando em segmentos adjacentes, tal como redes privadas e cloud gaming, que, também segundo o último EMR Business Review, devem gerar um crescimento de 4x até 2028;
• e a oferta de futuros serviços premium baseados em realidade extendida (XR, que combina AR/VR/MR), voltados tanto para consumidores quanto para usuários finais corporativos., permitindo combinar ou espelhar o mundo físico com um “mundo digital gêmeo” capaz de interagir entre si.
A aplicação prática de todos esses conceitos pode ser vista em detalhes no estande da Ericsson no #MWC23 por meio de diferentes demonstrações. Destaco a seguir três delas:
1. Live broadcast – A radiodifusão e o streaming de mídia surgem como oportunidades de negócios imediatas para os provedores de 5G. À medida que o 5G Standalone e o fatiamento de rede desbloqueiam novos serviços premium e experiências mais empolgantes aos usuários finais, estima-se que o mercado dos provedores nessa área cresça de 4 para 12 bilhões de dólares até 2030.
2. XR aplicada à educação – O mercado imersivo aplicado à educação é estimado em U$ 19 bilhões até o final deste ano. Mas a experiência que mostramos nessa demo é mais do que uma aula imersiva. Abordamos como fornecer uma experiência marcante para os usuários e as oportunidades que se abrem nesse mercado para os provedores de serviços.
3. Monetize network APIs – Como garantimos que o 5G se torne a plataforma aberta para inovação de serviços, apoiando o crescimento dos negócios no setor? Essa demo permite explorar como operadoras, desenvolvedores de aplicativos e fabricantes de dispositivos se unem como um ecossistema aberto para utilizar a plataforma 5G por meio de APIs abertas, para levar a inovação e a monetização dos serviços 5G para o próximo nível – transformando o futuro da indústria de TIC.
Se quiser saber mais, convido você a rever a sessão especial Ericsson Imagine Live que vai te levar para dentro do nosso estande em Barcelona.
Compartilhe
Veja também