Yossi Vardi, da 4YFN: “As pessoas são o app matador”
Chairman ressalta que o mais importante no universo da inovação são as relações humanas e a liderança que empodera
Chairman ressalta que o mais importante no universo da inovação são as relações humanas e a liderança que empodera
Fernando Murad
27 de fevereiro de 2023 - 10h29
Se você quiser cozinhar, tem que ir para a cozinha. Essa foi a analogia usada por Yossi Vardi, chairman da Four Years From Now (4YFN), evento anual do Mobile World Congress (MWC) para startups de tecnologia, para destacar a importância de os empreendedores serem persistentes com suas ideias.
Com mais de 40 anos de experiência cofundando, liderando e participando da construção de mais de 60 empresas de tecnologia, Yossi é um dos empreendedores pioneiros em Israel. “A maioria das startups falha, mas o importante é ousar. Não hesite porque você pode falhar. Vá de falha em falha sem perder o entusiasmo. Participei de mais de 30 startups que não foram a lugar nenhum e só me deram vergonha e perdas financeiras”, compartilhou.
Após ressaltar a importância de usar a credencial do evento – que, segundo ele, “é um convite para dialogar com pessoas que você não conhece” –, o empreendedor elencou os três tipos de liderança humana que identificou ao longo de sua trajetória.
Ele denomina o primeiro perfil como os “gerentes”. São as pessoas que entendem de algoritmo ou de algum produto específico, dizem o que cada colaborador deve fazer e atingem a meta. O segundo são os “líderes”, aqueles que fazem as coisas acontecerem e servem de referência para os demais.
Por fim, os “inspiracionais” são os que entendem de pessoas, têm a cultura de identificar a missão que visa tirar o melhor de cada um e estão empoderando as pessoas. “Eles sabem o melhor jeito de cada um fazer o melhor do que é capaz. As pessoas são o app matador. Por exemplo, o cara que criou a Netflix entendeu algo que mudou a indústria do cinema”, afirmou.
Compartilhe
Veja também
Conectar, convergir e criar é tema oficial do MWC 2025
Próxima fase de implementação do 5G, avanço dos devices IoT conectados, GenAI e a integração ente IA, 5G, edge computing, cloud, quantum computing, computer vision e blockchain serão tópicos na programação do evento
As apostas das teles para a monetização do 5G
Segurança e transparência na coleta de dados de um lado, e integração de soluções de IA, GenAI, IoT e Machine Learning, de outro, são caminhos para a rentabilização das redes