Pyr Marcondes
2 de julho de 2018 - 8h00
TVINTERNET é fusão da lógica de estrutura de entretenimento e informação da programação de TV com a dinâmica de transmissão da internet.
Não me refiro a grade fixa, com horários idem. Refiro-me a produzir conteúdos de entretenimento para grandes audiências em linguagem nascida no rádio e perpetuada pela TV, em que histórias são contadas, animadores entretêm públicos (influencers), notícias são difundidas (newsfeeds), séries são exibidas (aqui Netflix roubou a cena) e eventos ao vivo são transmitidos para nichos de públicos cativos (é o caso da Champions e de todos os outros conteúdos ao vivo que o Facebook vai comprar mundo afora indefinidamente, até não sabermos mais o que é TV e o que é Facebook).
É isso que o Facebook está construindo.
Como já enchi seu saco com esse tema algumas vezes, leia abaixo, se tiver paciência, dois artigos anteriores meus sobre o tema.
Comendo mosca a TV, que não faz o caminho inverso, e vira logo internet de uma vez.
Muitos se aprofundarão na discussão sobre as razões da saída da Globo da disputa pelos direitos de transmissão da liga européia e, de verdade, isso precisa ser olhado, porque é um fato relevante, que revela novos capítulos por vir na cena televisiva nacional. Com grande impacto no mercado publicitário.
Mas essa é apenas a ponta do iceberg. É uma discussão pontual.
Trata-se em verdade de uma profunda transformação radical de plataformas e tecnologias, que vão integrar tudo numa coisa só. TVINTERNET é só uma brincadeira, obviamente, mas é isso que é.
Artigo 1
Artigo 2
OBS.: O Artigo 2 é o quarto artigo de uma série de 4 que escrevi sobre o Futuro da TV. Se quiser ver, os outros 3 estão abaixo.
O Futuro da TV (1)
O Futuro da TV (2)
O Futuro da TV (3)
Esse negócio de ficar me auto-referenciando é claro sinal de senilidade.