Pyr Marcondes
19 de agosto de 2017 - 9h01
A poderosa ANA, Associação Nacional dos Anunciantes dos EUA, continua sua cruzada contra fraude e cobranças indevidas de taxas por players de adtech que intermediam a distribuição da mídia online, numa cadeia obscura de empresas que cobram taxas incrementais em cada touch base que a tecnologia foi criando nos últimos anos na rede de comunicação digital.
A entidade reuniu 30 grandes anunciantes, que estão investindo US$ 50 milhões em 35 publishers premium para que, durante 6 meses, tudo seja escrutinado e analisado, cada centavo e cada intermediação, buscando assim reduzir excessos e otimizar os investimentos.
Hoje, estima a entidade, de cada 10 dólares investidos em mídia por um anunciante, cerca de 2 ou 3 apenas são efetivamente pagos aos publishers/players de mídia. O resto fica pelo caminho, cada intermediário dando sua mordida alegando que (cada um deles) sua atuação otimiza a assertividade do investimento que está sendo feito.
É um nonsense conceitual já na base. Se esses números expressam a realidade, não haveria otimização de verba suficiente que compensasse a perda de cerca de 70% ou 80% do investimento feito em mídia digital.
A ANA atua em parceria com o TRUSTX, organização formada em maio deste ano por alguns grandes players de mídia dos EUA, como CBS Interactive, Viacom, A&E Networks, ABC, Conde Nast, Hearst, NBC Universal, ESPN, News Corp., the Washington Post, Meredith e Vox Media.
Clique aqui para saber o que esses caras estão propondo.
A imagem abaixo resume com clareza o que ocorre hoje com a verba do anunciante no mundo digital.
A cadeia está quebrando o negócio e, por consequência, quebrando-se a si mesma.
Ou arruma, ou arruma.