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Consultoria gringa oferece job para empresa tech no Brasil, direto, sem agência.
As agências avaliaram mal seu papel na intermediação de serviços de tecnologia para marketing e podem pagar um preço alto por isso.
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BuscarAs agências avaliaram mal seu papel na intermediação de serviços de tecnologia para marketing e podem pagar um preço alto por isso.
Pyr Marcondes
24 de março de 2017 - 6h19
Imagina se a moda pega. Uma empresa fornecedora de soluções tecnológicas de ad tech brasileira recebeu esta semana consulta de uma empresa de consultoria gringa, que atende uma conta global, um cliente do setor industrial, convidando a tal ad tech para prestar serviço para seu cliente aqui no Brasil, sem passar pela intermediação de uma agência. A agência ficaria responsável apenas pela integração dos serviços. O trabalho de ad tech seria prestado direto para o cliente.
Foi um lead que chegou no inbox da prestadora de serviços, em inglês.
O sub-texto, não explícito, induz quem lê a pensar que a agência não é bem vinda no processo por se tratar de assunto de tecnologia.
O que eu deduzo disso? Que leads como esse pode ser que comecem a acontecer mais aqui no Brasil. E acho que estão se alastrando mundo afora. As agências seguem enfrentando problemas de relevância. E de dois anos para cá, de credibilidade no cenário de marketing e tecnologia digital, por terem sido cúmplices no uso indevido das verbas dos anunciantes, prioritariamente no mundo ad tech, mascarando e fazendo parte de um sistema inchado de intermediações de taxas e rebates, cobrados às escondidas dos anunciantes.
Agora toma. Leads diretos de consultorias para as empresas de ad tech, sem elas nem sequer saber que isso está acontecendo. Entenda-se consultorias sendo aqui a nova peça de confiança do anunciante, para intermediar a intermediação. Quase auditorias, além de consultorias. As agências perdem, as consultorias ganham significância na cena de marketing.
As agências tinham já seus próprios problemas de rentabilidade, agora criaram mais um.
Tem só uma única saída para isso: admitir que erraram, implantarem sistemas transparentes de gestão das verbas de marketing digital de seus clientes e passarem a entender mais e mais do mundo tech, para poderem fazer frente as consultorias, que são todas experts nesse assunto faz tempo.
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