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MWC/SXSW: consoantes que tiram nosso futuro de letra.

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MWC/SXSW: consoantes que tiram nosso futuro de letra.

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Blog do Pyr

MWC/SXSW: consoantes que tiram nosso futuro de letra.

A indústria da comunicação e do marketing é parte pequena de uma cadeia complexa, a mais complexa de todos os tempos. Mas é também para onde todos os demais elos da cadeia querem migrar. Hora de valorizar nosso passe.


26 de março de 2017 - 4h26

Há seis camadas de atividades, negócios e plataformas sobre as quais o maior evento de ciência e tecnologia do mundo e o maior evento de conectividade do mundo se suportam. São elas: a camada básica de infra-estrutura tecnológica, a camada da conectividade composta pelo mundo telecom com seu emaranhado de fios e seus aparelhos móveis, a camada que está sendo construída da Internet das Coisas e Inteligência Artificial, a camada de Tecnologia da Informação e de dados, a camada de conteúdo e, por cima de todas elas, a camada das marcas, composta por todas as indústrias e serviços finais que conhecemos, tendo como apêndice as agências de propaganda.

Isso numa hierarquia vertical.

Na vertente horizontal, essas seis camadas ligam de um lado as empresas provedoras de tecnologia e serviços a um hub intermediário de interfaces cada vez mais inteligentes, que por sua vez se conectam aos consumidores.

Essa estrutura, que você pode entender melhor no diagrama abaixo é a liga não só dos dois eventos, como na verdade é também a base de suporte da nossa indústria, a indústria da comunicação e do marketing.

GRAFICO 2_B

 

Nos próximos cinco anos, essa base não deverá sofrer grandes alterações, embora em cada uma delas haverá uma explosão de avanços e inovações, além de consolidações, que explico a seguir.

Essas conclusões ficam claras para quem, como as equipes de Meio & Mensagem, tiveram o privilégio de estar nos dois eventos sequencialmente, já que eles acontecem com apenas uma semana de distância entre um e outro. Na verdade, essa proximidade no tempo é ainda menor do que a proximidade estrutural que há entre eles, que é fundamentalmente a mesma.

Sobre essa estrutura hierárquica, em seu interior mais propriamente falando, vamos assistir a consolidação e composição de algumas indústrias.

Como você vê indicado no gráfico abaixo, alguns dos pilares de toda essa cadeia começam a se misturar. As companhias telefônicas comprarão mais e mais empresas de conteúdo e empresas de provimento de soluções tecnológicas inteligentes, buscando o mundo do marketing e da comunicação.

 

GRAFICO 1_B

 

O mesmo movimento já estão fazendo as plataformas de tecnologia voltadas para comunicação e marketing, como Google, Facebook e todas as demais, que também estão comprando ou fazendo acordos com empresas de publishing e conteúdo, além de seguirem adquirindo empresas de tecnologia específicas, que trazem soluções inteligentes a cadeia.

Incluímos aí empresas de tecnologia da informação como IBM, Oracle, SAP e suas congêneres de consultoria, como Accenture, McKinsey e Deloitte, que se juntarão a todas as demais igualmente adquirindo ou fazendo alianças no mundo da comunicação e do marketing.

Vivemos já e viveremos cada vez mais um movimento de consolidação do setor de agências de propaganda, seja umas comprando as outras, seja sendo compradas por empresas de tecnologia ou de consultoria.

Por fim, teremos a consolidação de todo o ecossistema de AdTech, a cadeia mais pulverizada e multifacetada de todas, com milhares de empresas em todo o mundo, basicamente fazendo ou coisas muito parecidas, ou coisas que se complementam e não tem sentido estarem separadas, ou simplesmente fazendo exatamente a mesma coisa. Elas se comprarão umas às outras ou serão compradas pelas camadas superiores da cadeia alimentar. Serão engolidas, melhor dizendo, sobrando apenas as maiores e globalmente mais bem implantadas.

Tudo o que você pensar de agora em diante sobre marketing e comunicação acontecerá dentro desses espectros hierárquicos cruzados.

Como se pode concluir, a indústria de comunicação e marketing é, por um lado, um pedacinho de toda essa complexa estrutura, sendo que nunca nos colocamos num mapa tão aberto e abrangente como esse antes. E não nos colocamos porque esse mapa simplesmente não existia. Agora ele existe.

Por outro, nossa indústria é a noiva de plantão (dividindo o altar com as de adtech), com a qual todos querem casar. Para onde todos querem migrar.

Então a dica aqui é, prepare-se para esse jogo globalmente gigante, porque dificilmente você vai conseguir ficar só no seu quadrado. Jamais.

Mas também valorize seu passe, porque teremos todos a lucrar com todo esse movimento de transformação estrutural, de resto inédito na história.

 

 

 

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