Pyr Marcondes
11 de dezembro de 2017 - 9h30
Algo que parecia há até bem pouco tempo roteiro de filme futurista invadiu nossas vidas e o mundo do marketing como um OVNI doidão e onipresente.
Para alguns, uma maldição do fim do mundo, para outros, a salvação da Humanidade, a Inteligência Artificial para a indústria do marketing e da comunicação é, sem dúvida, um terreno a ser conhecido e explorado. Mas ainda em estágio embrionário de desenvolvimento.
Em 2020, diz o Gartner, cerca de 85% das interações dos consumidores com as companhias e marcas serão feitos sem a intermediação de humanos e usando IA. Só este ano, os investimentos em IA no mundo corporativo estão crescendo 300%. Ano que vem, 20% da geração de conteúdos para negócios virá de máquinas dotadas de IA.
Preparei aqui, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, muito ao contrário, um conjunto bem simples de 10 itens, cujo objetivo é fazer um resuminho básico aos leitores curiosos que desejam saber um pouco mais sobre o assunto.
Vamos lá.
- O que é Inteligência Artificial – é a capacidade das máquinas (computadores, robôs, softwares, etc.) aprenderem a compreender as áreas do conhecimento humano. Esse aprendizado se sofistica na medida em que as máquinas passam a aprender com seu próprio aprendizado e o aprendizado de outras máquinas, desenvolvendo-se como entidades que adquirem conhecimento incremental permanente.
- IA para Negócios – na medida em que isso se dissemine, todo esse conhecimento passa a poder ser utilizado pelas empresas em todas as áreas de negócio, potencializando gestão, operação e transações. Supostamente, com performance superior aos humanos em uma série de áreas, embora ainda não em todas.
- IA para Marketing – esses recursos podem ser utilizados, como veremos a seguir, em várias áreas do marketing, para otimizar a gestão do relacionamento das marcas com os mercados e seus consumidores;
- IA para Dados – um dos campos clássicos de incremento da Inteligência Artificial é sua capacidade de integrar-se de forma inteligente com o Big Data, o volume sem fim de dados que hoje as companhias obtêm de todas as formas, sobre todos os indicadores de relevância para o marketing. IA capta, organiza e gere esse arsenal de forma altamente eficaz e assertiva. A aplicação mais óbvia é no âmbito da mídia. Mas essa possibilidade é igualmente verdadeira na área de conteúdos, CRM, desenvolvimento de novas soluções tecnológicas (apps, por exemplo) e muito mais;
- IA para Experiências – outro âmbito cada vez mais ampliado no uso da IA é a possibilidade das máquinas se relacionarem com usuários e consumidores de forma cognitiva, ou seja, máquina entendendo um humano. Desde os chatbots do varejo online ao concierge presencial de um robô na recepção de um hotel, a multiplicidade de experiências físicas e interativas incrementadas pela IA são inúmeras.
- IA para Personalização e Predição – a possibilidade de uso da IA para entendimento do comportamento dos usuários e consumidores será amplificada a cada dia daqui para frente. IA consegue conhecer, compreender e se relacionar com cada um de nós de forma permanentemente mais acurada e precisa. Isso levará a personalização do marketing a extremos máximos. Possibilitará também que seja possível prever como cada usuário e consumidor se comportará em relação a produtos e marcas.
- IA para IoT – a IA é a instância da ciência, da tecnologia e do conhecimento humano que viabilizará e gerenciará a Internet das Coisas. A Internet das Coisas é a possibilidade de conexão exponencial que acontecerá quando as “coisas” puderem receber chips e se conectarem com a internet. Sem a IA, isso não seria possível. Através dela, todas as ações de marketing poderão, de alguma forma, se utilizar dessa nova possibilidade de contato com usuários e consumidores de forma intensa e amplificada talvez como nunca até hoje.
- Porque IA – a IA, como estamos vendo, será um dos maiores viabilizadores e potencializadores da comunicação e da expansão do marketing para áreas e campos ainda não ocupados hoje. Essa “ocupação” se dará nos próximos anos (de 3 a 5) de forma extremamente rápida. Se os profissionais de marketing esperarem que essa tendência se consolide para entender como usá-la, terão perdido dramaticamente o tempo de experimentação e teste que antecede a aplicação e uso full de IA pelo mercado.
Abaixo, o gráfico de como a Inteligência Artificial potencializa as ações de atingimento/impacto, ação, conversão e engajamento numa régua de jornada do consumidor.
(Se não estiver visualizando direito, clique aqui pra ver melhor).
Não haverá marketing mais sem IA daqui em diante. Melhor saber disso, admitir isso e começar a praticar isso o quanto antes. Depois, talvez não faça mais sentido. Você já perdeu.